Fundo Garantidor de Créditos – FGC lança aplicativo para celulares

0

O Fundo Garantidor de Créditos – FGC, entidade privada e sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos depositantes e investidores de instituições financeiras a ele associadas, lançou nesta quinta-feira (29/11) seu aplicativo para celulares. O novo app é uma alternativa ao comparecimento presencial às agências bancárias em casos de pagamento de garantias. Até hoje, era necessário que o cliente – pessoa física com valores cobertos pelo FGC em uma instituição que entrou em intervenção ou liquidação decretada pelo Banco Central do Brasil – se apresentasse em uma agência bancária indicada pelo FGC para assinar o termo físico de recebimento dos valores. Agora essa assinatura passa a ser digital, por meio do aplicativo.

É provável que você também goste:

11 empresas que vão pagar maiores dividendos do que a Selic em 2021.

Cartão Mooba é destaque por dar até 26% de cashback em TODAS as compras.

5 ideias para ganhar uma renda extra sem precisar sair de casa

Fundo Garantidor de Créditos – FGC lança aplicativo para celulares

De acordo com Daniel Lima, diretor executivo do FGC, a assinatura desse termo é fundamental para que o FGC possa buscar ressarcimento dos valores pagos como garantia junto às instituições em liquidação. “Com o aplicativo, a assinatura do termo passará a ser eletrônica, preservando a segurança do processo, ao mesmo tempo em que aumenta a comodidade para o beneficiário, que não mais precisará ir até uma agência bancária”, diz.

Durante o mês de outubro, o FGC implementou um teste piloto do aplicativo com alguns beneficiários das garantias da Dacasa Financeira – liquidada pelo Banco Central em fevereiro deste ano -, que não compareceram até o prazo final de pagamento nas agências, encerrado em 22 de setembro. Concluído o período de testes, agora o FGC liberou o aplicativo para o pagamento dos demais beneficiários da Dacasa Financeira que ainda não solicitaram os valores aos quais que têm direito.

“O aplicativo é resultado da constante dedicação do FGC em simplificar o processo e reduzir o prazo de pagamento de garantias aos beneficiários. Esperamos que com o aplicativo, e a entrada em vigor de aprimoramentos regulatórios, o prazo para o início do pagamento das garantias diminua de algumas semanas para alguns dias”, afirma o executivo.

Nesta primeira versão, o aplicativo é exclusivo para clientes pessoas físicas que possuem depósitos ou investimentos em instituições liquidadas ou sob intervenção do Banco Central e que contam com cobertura do FGC. Para os próximos meses, novas funcionalidades serão adicionadas ao aplicativo.

O FGC garante até R$ 250 mil por conta, CPF ou CNPJ nos casos em que uma instituição financeira associada ao fundo sofre intervenção ou tem sua liquidação ou falência decretada pelo Banco Central. Existe ainda o teto da garantia de R$ 1 milhão a cada quatro anos, na hipótese de um mesmo cliente possuir valores garantidos pelo FGC em mais de uma instituição financeira que passe pela decretação de regime especial no período.

Sobre o FGC

O Fundo Garantidor de Créditos – FGC integra a rede de proteção do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O Fundo atua para proteger depositantes e investidores por meio do pagamento de garantias, em casos de intervenção ou liquidação de instituição financeira associada, podendo também prestar suporte às instituições financeiras associadas, incluindo operações de liquidez. Com sede na capital paulista, o FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos. Criado em 1995, tem o seu custeio e a constituição de suas reservas, destinadas ao cumprimento da missão, financiadas pelas contribuições mensais das instituições a ele associadas, bem como pela rentabilidade proveniente da aplicação desses recursos.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Elena Kharichkina/shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar