Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça os fundos e ações mais investidos, de acordo com fintech do Grupo XP

Levantamento da Fliper, plataforma (app e web) que agrega investimentos de bancos e corretoras de forma automática e gratuita, aponta que aplicações em ações, renda fixa pós-fixada e fundos multimercados ocupam as primeiras posições das classes de ativos preferidas de seus usuários.

É provável que você também goste:

PicPay quer ser o WeChat do Ocidente e prepara lançamento de plataforma de investimentos

Goldman Sachs recomenda XP e PagSeguro para ‘compra’

Confira 5 ótimos investimentos para diversificar sua carteira em 2021

O investimento em ações é o líder isolado no ranking e detém, agora, 36,04% de participação nas carteiras dos brasileiros – três pontos percentuais acima do levantamento de outubro. Em contrapartida, a renda fixa pós-fixada caiu três pontos percentuais e representa 18,95% do patrimônio, ainda na segunda posição.

Já os fundos multimercados seguem na terceira posição, desta vez com 17,37% (uma queda de dois percentuais em relação a outubro de 2020). Fundos imobiliários cresceram um ponto percentual e ficaram em 9,39%, seguidos por renda fixa indexada à inflação, com 7,99%. Completam a lista os investimentos em conta corrente (4,04%), renda fixa prefixada (3,83%), dólar (1,93%) e ouro (0,46%).

Os CDBs com rentabilidade atrelada ao CDI e as ações da ITSA4 (Itaúsa) são os dois ativos com maior percentual de investimentos na plataforma. Depois aparecem ações da PETR4 (Petrobras), o Tesouro Selic 2025 e ações da VVAR3 (Via Varejo). Confira a lista dos ativos mais procurados pelos brasileiros em diferentes categorias:

Renda fixa (RF)

  1. CBD-DI
  2. Tesouro Selic 2025
  3. Tesouro IPCA+ 2035
  4. Poupança
  5. Trend Pós-Fixado FIRF Simples

Fundos multimercados (FIM)

  1. Ibiuna Hedge STH
  2. Legacy Capital
  3. Verde AM Scena
  4. Kapitalo Kappa
  5. Dahlia Total Return

Ranking de ações

  1. ITSA4 (Itaúsa)
  2. PETR4 (Petrobras)
  3. VVAR3 (Via Varejo)
  4. MGLU3 (Magazine Luiza)
  5. BBAS3 (Banco do Brasil)

Ranking de fundos de ações (FIA)

  1. Alaska Black Institucional
  2. Equitas Selection
  3. Brasil Capital 30
  4. Western Asset BDR Nível I
  5. Constellation Institucional

Ranking de fundos imobiliários (FII)

  1. HGLG11 (CSHG Logística)
  2. XPLG11 (XP Logística)
  3. XPML11 (XP Malls)
  4. MXRF11 (Maxi Renda)
  5. VISC11 (Vinci Shopping Centers)

Contudo, vale frisar que esse levantamento tem cunho apenas informativo e não é recomendação de investimentos. Afinal, ações, fundos imobiliários e multimercados envolvem ativos de renda variável e têm riscos de perda, até mesmo os mais investidos.

Nosso levantamento indica que, neste momento de juros baixos e recuperação da economia brasileira, os investidores buscam manter uma carteira balanceada, combinando maiores riscos e potenciais de retornos inerentes às ações e fundos imobiliários com a segurança da renda fixa, além de diversificar com os fundos multimercados que ficam na metade do caminho entre ousadia e conservadorismo”

Walter Poladian, CFP®, sócio-fundador da Fliper.

O levantamento foi feito com a base de usuários da plataforma (app e web) da empresa, totalizando mais de R$ 30 bilhões de patrimônio mapeado e 300 mil contas conectadas. Criada em 2018, a Fliper consolida investimentos de corretoras, bancos e FGTS de forma automática, além de mostrar gráficos de rentabilidade da carteira e evolução do patrimônio, notificações de proventos (dividendos, JCP e rendimentos de FIIs) entre outras funcionalidades. Hoje, a fintech mapeia mais de R$ 30 bilhões em investimentos e tem mais de 300 mil contas cadastradas. Por fim, vale lembrar que a Fliper faz parte do Grupo XP Inc.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: ra2 studio / Shutterstock.com