Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gasolina é coisa do passado? Brasil começará a fabricar novo combustível; entenda

O Brasil deve iniciar a fabricação de um novo combustível. Entendas as implicações da novidade e quem está por trás do projeto.

O Brasil deve, em breve, começar a fabricar um novo combustível a partir do etanol. Seria esse o fim da gasolina? Para a operação inédita em todo o mundo, a Shell investirá R$ 50 milhões.

Com isso, o país será pioneiro no assunto, tendo a primeira planta do mundo que produzirá hidrogênio renovável a partir do etanol. Desse modo, siga na leitura para saber maiores informações sobre a novidade.

Novo combustível renovável será produzido no Brasil

O projeto, que tem a Shell na liderança, contará com R$ 50 milhões em investimentos ao longo dos próximos anos. Assim, com a iniciativa da produção de hidrogênio renovável feito à base de etanol, a expectativa é de que o transporte de moléculas seja mais simples no futuro.

Carro recebendo combustível (etanol ou gasolina) no tanque
Imagem: Studio4dich / shutterstock.com

O material deve colaborar com a descarbonização de setores como indústria e transportes. Com isso, o uso de carros elétricos a hidrogênio devem ser viabilizados em território nacional.

De acordo com as informações prévias, a implementação da fabricação do novo combustível deve ser realizada ao longo de três etapas. A princípio, será desenvolvido um posto experimental de abastecimento de automóveis na Universidade de São Paulo (USP). O espaço será uma parceria conjunta com a universidade, o Senai e empresas como Raízen, Hytron e Toyota.

Veja também:

Receita Federal começa a enviar COMUNICADO URGENTE para MEIs; confira o motivo

Projeto sustentável?

Em termos práticos, o novo combustível à base de etanol baseia-se na quebra da molécula por meio do reformador a vapor. Desse modo, o processo será induzido através de reações químicas, além de catalisador e exposição à alta pressão e temperatura. Apesar de ainda estar em fase de pesquisa, o projeto pode significar o futuro dos combustíveis sustentáveis.

Sobre a 1° fase do estudo, o gerente de Tecnologias de Baixo Carbono da Shell Brasil, Alexandre Breda, afirma que, como vanguardista no etanol, o Brasil é o cenário ideal para a produção inédita do combustível.

“Há muito tempo o mundo fala de hidrogênio mas ninguém sabe direito como produzir e transportar. Hidrogênio é a molécula mais abundante no ambiente, mas nunca tá sozinha. Você tem que produzir. E depois transportar, e por ser uma molécula pequena, é complexo o transporte. E pensamos: porque não etanol? Que é um biocombustível brasileiro, não é tóxico. É muito mais fácil transportar o etanol”, explicou Breda.

Imagem: Impact Photography / shutterstock.com