Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix: Banco Central anuncia mecanismo de devolução de valores em caso de suspeita de fraude ou falha

O Banco Central anunciou nesta terça-feira (08) a nova funcionalidade.

0

O Banco Central anunciou nesta terça-feira (8) que o Pix terá um mecanismo de devolução de valores em caso de suspeita de fraude ou falha operacional. Apesar da novidade ser ótima, a data de lançamento está um pouco longe. Afinal, a ferramenta deve começar a funcionar somente em novembro.

Confira todos os detalhes que temos até o momento.

É provável que você também goste:

Câmara dos Deputados aprova projeto de auxílio a agricultores familiares

Mastercard desiste de ativar patrocínio na Copa América

Saiba como identificar o golpe de bug do Pix em dobro

Como vai funcionar o mecanismo de devolução de valores do Pix?

Em nota, o Banco Central informou que a devolução poderá ser iniciada pela instituição do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação da instituição do pagador. A nova função viabiliza a devolução somente em casos de fraude ou em falhas operacionais.

No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

Usuários vão receber notificação do débito na conta

Ainda de acordo com o Banco Central, caso haja uma devolução realizada por meio do mecanismo especial, a instituição que a efetuar deverá notificar o usuário em relação ao débito na conta. A transação também constará no extrato das movimentações do mês relativas ao Pix.

Novo mecanismo de devolução agiliza os processos, diz Banco Central

O objetivo do novo mecanismo de devolução de valores em caso de suspeita de fraude ou falha operacional é agilizar os processos. Atualmente, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais de comunicação.

De acordo com o Banco Central, “o estabelecimento do mecanismo especial de devolução dará mais celeridade e eficiência ao processo de devolução, aumentando a possibilidade dos usuários reaverem os valores nos casos de fraude”.

Contudo, conforme abordamos no começo da matéria, o mecanismo entrará em operação somente no dia 16 de novembro. Sendo assim, será necessário esperar alguns meses para utilizar a nova solução.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...