Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe na segunda via de contas; veja como se proteger

Você conhece o novo golpe na segunda via de contas de luz e água? O novo golpe do Pix está acontecendo há um mês. Entenda.

Pagar contas através da internet nunca esteve tão em alta quanto nos últimos anos. No entanto, existem pessoas mal intencionadas que querem se aproveitar disso. O novo “golpe do Pix” envolve a emissão da segunda via de contas de água e luz, que não são as vias verdadeiras.

Segundo a Kaspersky, empresa de cibersegurança que alertou sobre a aplicação desses golpes, a atividade ilegal vem acontecendo há cerca de um mês. Segundo a empresa, os usuários que querem pagar suas contas se deparam com sites irregulares antes mesmo do site oficial da companhia.

Como acontece o golpe da segunda via de contas?

Assim que o usuário entra nestes sites fraudulentos, os golpistas podem usar duas abordagens diferentes. A primeira delas acontece ainda dentro do site, onde pedem as informações pessoais e o número da conta para efetuarem o boleto ou código QR do Pix.

Veja também: Terror dos motoristas: recursos de suspensão da CNH aumentam; entenda

Golpe segunda via de contas
Imagem: FGC / shutterstock.com

A segunda alternativa de abordagem é dentro do WhatsApp. Os golpistas disponibilizam um botão de contato direto no aplicativo de mensagens e, assim, simulam ser um robô da empresa. Dessa forma, solicitam informações pessoais para a emissão de segundas vias falsas. O pagamento é disponibilizado tanto em boleto quanto em código QR do Pix.

Consequências de cair no golpe

Pagar uma segunda via de contas falsas pode resultar em sérias implicações para a sua saúde financeira. Além da imediata perda de dinheiro, você corre o risco de entrar em inadimplência, o que afetará negativamente o seu histórico de crédito. Isso tornará mais desafiador obter cartões de crédito, empréstimos e financiamentos no futuro.

Outra grave consequência é que, ao fornecer informações pessoais e de pagamento, você se expõe ao risco de roubo de identidade. Em outras palavras, criminosos podem utilizar esses dados para cometer fraudes em seu nome. Portanto, é crucial estar atento e tomar medidas para evitar cair em armadilhas desse tipo.

Dicas de segurança

Para se proteger contra golpes na internet, é fundamental adotar práticas de segurança digital. Por isso, evite compartilhar dados pessoais e números de conta em sites suspeitos ou através do WhatsApp. Além disso, tenha sempre um antivírus atualizado e instalado em seu computador, para identificar atividades suspeitas.

Por fim, crie senhas diferentes, robustas e seguras para as suas contas online, e evite o uso de senhas repetidas ou que possuam informações pessoais óbvias, como nomes e datas de nascimento. 

Imagem: Pungu x / shutterstock.com