Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Segurança: veja como evitar golpes de empréstimos

Com frequentes vazamentos de dados, este se tornou um problema para muitos brasileiros.

O vazamento de dados é um problema cada vez mais frequente e que preocupa muita gente, especialmente em transações bancárias. E um tipo de golpe bem comum que pode ser feito a partir desses vazamentos são os referentes a empréstimos.

Nesse caso, é possível que algum crédito tenha sido solicitado em seu nome, sem a sua permissão. Mas o que fazer em uma situação dessas? Existem formas de prevenir que isso aconteça? Então, para saber mais sobre o tema, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Empréstimo do Caixa Tem: qual é o valor máximo liberado?

MEIs passam a ter direito a empréstimo por meio do Pronampe

Gyro Fácil lança empréstimo de até R$ 1 mil para pagar em até 36 vezes

Segurança: veja como evitar golpes de empréstimos

Dessa forma, o primeiro passo para saber se você sofreu algum golpe de empréstimo é acessar o Registrato. Trata-se de um serviço que informa a você sobre empréstimos e financiamentos em seu nome. Você também consegue acessar a lista dos bancos e financeiras onde possui conta ou algum tipo de relacionamento, inclusive investimentos. Para isso, basta acessar a página do Registrato, no site do Banco Central.

Contudo, se por acaso você acabar sofrendo um golpe de empréstimo, o que fazer? Segundo os especialistas, no caso de aposentados e pensionistas do INSS, é possível fazer o bloqueio de empréstimos. Isso evita que seu nome e dados pessoais acabem na mão de golpistas, e que este faça o pedido de empréstimos fraudulentos. Para fazer o bloqueio, basta entrar em contato com o instituto.

Outra solução é contestar a operação no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do banco. Além, é claro, de registrar um boletim de ocorrência. Com isso, a instituição, se for comprovada a fraude, terá que devolver o valor. E, em alguns casos, também ressarcir o cliente por dano moral. Para tirar suas dúvidas, o cidadão pode ir até o Procon, que fará o atendimento preliminar.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com