Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google Play Store: saiba como cancelar compras e pedir reembolsos

Cliente deve se atentar às especificações antes de pedir reembolso

Quem nunca fez a compra de um jogo, se arrependeu e quis reembolso? Isso pode acontecer com qualquer pessoa, qualquer produto e em qualquer loja.

Entretanto, assim como nas lojas físicas, as lojas virtuais também oferecem opções de reembolso, logo, não seria nada diferente em relação a Google Play Store.

É provável que você também goste:

Caixa Tem vai liberar empréstimo pelo Bolsa Família e Auxílio Emergencial

Posso pedir reembolso de tudo na Google Play Store?

Embora seja possível pedir reembolso de quase tudo na Google Play Store, ainda existem algumas coisas que não são possíveis.

Revistas que foram compradas sem assinatura, além de músicas e filmes, só são reembolsadas se o cliente não tiver aberto o pacote da revista e se as músicas e os filmes não tiverem sido executados em algum dispositivo do cliente.

Já quanto aos aplicativos e aos jogos, o pedido de reembolso só é aceito uma vez por título, assim, caso compre o mesmo título depois de ter pedido reembolso dele, não poderá pedir mais uma vez.

Quais são as condições para pedir reembolso na Google Play Store?

Assim como em diversas lojas físicas, a Play Store também possui alguns pré-requisitos para que o cliente não tenha seu pedido de reembolso recusado.

Por isso, o comprado deve se atentar aos pré-requisitos para saber se tem direito de pedir reembolso na Google Play Store:

  • A compra precisa estar no prazo de até 48h. Passado o período, o pedido de reembolso não será aprovado;
  • Músicas, livros e filmes digitais também entram no prazo de 48h, em que nenhum deles pode ter sido executado no dispositivo do cliente;
  • É preciso aguardar um período para que analisem o pedido de reembolso, pois o processo não é instantâneo e/ou automático. A resposta pode levar 15 minutos e pode se estender em até 4 dias úteis, em alguns casos;
  • Só é possível fazer um pedido de reembolso por vez. Assim, caso queira pedir mais de um item, deve ser feito um por um em cada compra.

Quando o reembolso é feito?

As devoluções possuem um prazo mínimo para ocorrer. Quando aprovadas, o reembolso é feito na mesma forma de pagamento que o cliente optou ao comprar. Segue a tabela detalhada:

Forma de pagamento Prazo
Ao usar o cartão de crédito para realizar o pagamento O tempo médio é de 3 a 7 dias úteis para que seja estornado o dinheiro, além disso, dependendo do emissor do cartão, o prazo pode chegar a 10 dias.
Pagamento com saldo do Google Play Pode levar até 1 dia útil para estornar.
Pagamentos através do Mercado Pago Possui um tempo médio de até 1 a 5 dias úteis para retornar o valor.

 

Como é possível solicitar o reembolso na Google Play Store?

  1. Entrar na  conta da Play Store;
  2. Ir em históricos de pedidos;
  3. Escolher a compra que deseja pedir o reembolso e clicar em “solicitar reembolso”;
  4. Preencher e indicar o desejo de pedir reembolso no formulário que aparecerá.

Depois disso, basta aguardar a análise do Google para confirmar a solicitação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!