Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governador pede que Lula privatize o Porto de Santos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, encontrou o presidente Lula para discutir a privatização do Porto de Santos. Confira

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Visão aérea do Porto de Santos

Na última quarta-feira (11), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encontrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a respeito da privatização do Porto de Santos, que é o maior da América Latina.

Assim, de acordo com fontes próximas a Tarcisio, o presidente afirmou não possuir “dogmas” acerca da privatização do porto. No entanto, ele quer avaliar a situação antes de tomar qualquer decisão. Contudo, o governador afirmou estar aberto para outros processos de privatização da região portuária de Santos.

Investimentos privados

À vista disso, Tarcísio foi ministro da Infraestrutura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, no cargo, defendeu a privatização do porto. Dessa forma, após tomar posse como governador de São Paulo disse que “não iria desistir” da privatização, que seguirá o modelo da desestatização da Eletrobras.

Assim, a proposta de Freitas estima pelo menos R$ 30 bilhões em investimentos privados. Além disso, o controle do Porto passará a ser do vencedor do leilão.

Encontro com governadores

Em síntese, o governador e o chefe do Executivo se encontraram após a reunião com os 27 governadores que tratou sobre os atentados em Brasília, na última segunda-feira (9). Assim, Tarcísio é a primeira liderança próxima de Bolsonaro a ter um encontro exclusivo com Lula.

Dessa forma, Lula postou sobre o encontro com o governador em suas redes sociais. “Na campanha, falei que respeitaria e trabalharia com todos os governadores, pelo bem do Brasil. É o que estamos fazendo”, destacou o petista.

Instauração de privatização

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Embora a privatização tenha sido aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto foi adiado para dezembro de 2022. Contudo, após a posse de Lula, o processo de privatização estava incerto, já que o petista defende um Estado maior, ou seja, com menos privatizações e mais participação do Estado na economia.

Por fim, além de Lula e Tarcísio, estavam presentes na reunião o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD) e os ministros Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais, e Rui Costa (PT), da Casa Civil.

Imagem: Portal Divulgação/ Governo Brasil

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados