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Governo brasileiro questiona segurança do AirPod para Apple

Na segunda-feira (30), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Apple a prestar informações em até 72 horas sobre a segurança dos AirPods. O órgão tomou a medida após analisar o caso de um jovem de 12 anos dos Estados Unidos que sofreu danos auditivos ao usar os fones sem fio.

A notificação é destinada a verificar às medidas de proteção do acessório. Segundo a nota à imprensa da secretaria, a Apple deverá esclarecer os riscos do fone, “explicando regularidade, qualidade, segurança, transparência, informação e orientação aos consumidores quanto ao processo de fabricação e comercialização do produto”. 

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De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, “A intenção é que a empresa aja com transparência e colabore com as autoridades nacionais e internacionais para esclarecimento imediato do caso.”

O questionamento é embasado pelo artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor. O texto diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde.

Casal processa Apple devido a falha nos AirPods

A notificação por parte da Senacon foi motivada pelo caso que ocorreu em 2020 nos Estados Unidos. Na época, um casal processou a Apple depois que um AirPods Pro rompeu o tímpano de um adolescente ao emitir um alerta AMBER (sistema de alerta para crianças e adolescentes desaparecidos).

O acidente resultou em diversas complicações, incluindo a perda permanente da audição no ouvido direito. No processo, os pais do adolescente acusaram a Apple de produzir fones defeituosos cientes dos problemas existentes. 

O caso aponta que o dispositivo não reduz, controla, limita ou aumenta os volumes de notificação ou alerta para níveis seguros. Além disso, a Apple não oferece formas de ajustar os sons de alerta. A ação aberta pede reparação pelos danos causados pelo acessório. O processo está em andamento até hoje.

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Imagem: Mohd Syis Zulkipli / Shutterstock.com