Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lança carteira nacional de identidade digital

O Governo Federal anunciou no dia 23 de fevereiro a nova carteira nacional de identidade digital. A medida aparece no decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Entretanto, o brasileiro não precisa correr para trocar o documento. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você também goste:

Conheça o programa de habitação popular do Governo Federal

Governo vai relançar linha de crédito para microempresas

Novo programa do governo busca oferecer oportunidades de trabalho aos jovens

Governo lança carteira nacional de identidade digital

De acordo com o governo, os documentos seguirão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como as secretarias de Segurança Pública. No entanto, terão o mesmo formato e padrão de emissão. Ao receber o pedido do cidadão, os órgão estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do Governo Federal, o Gov.br.

A nova identidade digital deve usar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos e será gratuita. Os institutos de identificação, por sua vez, terão prazo até o dia 6 de março de 2023 para se adaptar à mudança. O decreto entrou em vigor no dia 1º de março, sendo assim, além do documento físico emitido em papel, os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital.

De acordo com o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, “gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”.

Enquanto isso, o secretário especial de Modernização do Estado, Eduardo Gomes, disse que a carteira atual terá validade de 10 anos. Além disso, os institutos de identificação terão prazo de um ano para se adequar à nova identidade digital. “É um processo lento, gradativo, sem trauma para a população”.

Ademais, o secretário disse que a alteração para um número único deve conferir mais segurança e ajudar a evitar as fraudes que ocorrem hoje em dia. Além disso, o documento terá formato digital que poderá ser acessado na plataforma Gov.br. Todavia, o documento impresso seguirá sendo o principal. “Hoje em dia nem todos os brasileiros possuem smartphone para que possam ter essa identidade digital. É uma identidade cidadã, inclusiva.”, explica Gomes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução