Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo Lula vai mudar a Lei Rouanet

Decreto que promoverá mudanças na Lei Rouanet será assinado no final de março. Entenda quais alterações serão essas.

Liliana LuísaPor Liliana Luísa2 min de leitura
Presidente Lula falando ao microfone. Bandeira do Brasil ao fundo

Nesta quinta-feira (9), o secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura, Henilton Menezes, afirmou que o presidente Lula assinará um decreto que mudará a Lei Rouanet. A assinatura da nova regulamentação acontecerá até o final do mês de março.

Em entrevista durante um evento da Bolsa de Valores paulista, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, explicou que as alterações previstas no novo decreto visarão a uma melhor distribuição dos recursos.

“A Lei Rouanet está vindo com um decreto novo para descentralizar mais, sensibilizar as empresas, para que esses investimentos cheguem a todo o Brasil”, argumenta a ministra da Cultura.

O que é a Lei Rouanet?

Promulgada em dezembro de 1991, a Lei 8.313 – também conhecida como Lei Rouanet – estabelece critérios legais para o mecenato. Em suma, o mecenato é o financiamento de atividades culturais, históricas e artísticas.

Seguindo os pressupostos da lei citada, um cidadão ou uma empresa pode encaminhar parte dos recursos destinados ao pagamento do Imposto de Renda para financiar obras artísticas.

No caso da pessoa física, é possível destinar 6% do valor total devido ao Imposto de Renda. Por outro lado, uma empresa tem limite de 4%. Seu nome homenageia Sérgio Paulo Rouanet, quem a criou.

Mudanças com novo decreto

A partir do novo decreto, a Lei Rouanet contará com determinações mais criteriosas sobre o repasse e a distribuição de recursos. Com isso, pretende-se garantir que haja investimentos na área em todas as regiões do território brasileiro.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

No próprio evento da Bolsa de Valores houve captação de recursos para construção de um teatro em Heliópolis, a fim de instituir um programa de formação musical para jovens, entre outras atividades artísticas.

Ainda em março, começarão os repasses dos recursos da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc, visando mitigar os impactos da Covid-19 no setor cultural.

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Liliana Luísa

Autor

Liliana Luísa

Formada em Letras, Liliana é uma profissional com 10 anos de experiência no mercado de trabalho, atuando como revisora e redatora.

Topicos relacionados