Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo pretende lançar bolsa para combater o abandono escolar no ensino médio

Descubra a proposta do Governo Federal que pretende dar bolsa para estudantes brasileiros. Saiba como funcionará e o que muda na educação.

Durante o 7.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado em São Paulo, o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou planos do governo para implementar uma bolsa de estudos para estudantes do ensino médio.

O objetivo da medida é motivar os estudantes a se manterem no sistema escolar e diminuir as taxas de evasão. No entanto, ainda estão sendo avaliados os detalhes sobre o valor da bolsa e o número de beneficiados.

Além disso, o ministro planeja enviar ao Congresso Nacional até o final do mês alterações para o novo ensino médio. No entanto, garantiu que não haverá modificações expressivas na etapa de ensino no próximo ano. Entenda!

Como funcionará a nova bolsa de estudo do governo?

Segundo o ministro Santana, o benefício será entregue mensalmente aos estudantes com uma parte depositada em uma espécie de poupança. O estudante só poderá fazer o saque dessa poupança após a conclusão do ensino médio. Santana também reforçou que a “bolsa poupança” será um estímulo para a permanência dos jovens na escola, tornando esse local uma opção mais atrativa.

Em relação ao ensino médio, Santana adiantou informações sobre modificações na carga horária da formação dos estudantes, prevendo uma composição de 2.400 horas de formação básica e 600 horas de formação adicional.

Nesse contexto, também haverá restrições nos itinerários formativos relacionados a parte específica da formação dos alunos, que deverão passar pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pelo próprio MEC.

Professor escrevendo na lousa para alunos em uma sala de aula
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

O que acontecerá com o Enem?

O ministro assegura que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 não sofrerá alterações. Dessa forma, o governo adiou as discussões para a reformulação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o próximo ano.

Veja também:

Renault vai retirar o Kwid do Brasil? Entenda o que vai acontecer com carro xodó dos brasileiros

Ademais, a respeito das críticas à reforma do Ensino Médio, sancionada em 2017, Santana reforça que o novo modelo proporciona uma formação geral, básica e aprofundada em cinco áreas: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Educação Profissional e Tecnológica, representando um avanço importante que promete melhorar a qualidade do ensino.

Imagem: Luis Molinero / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital