Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo suspende bloqueio de BPC e Bolsa Família até o final do mês

Saiba como entrar para o CadÚnico para receber Bolsa Família ou BPC/Loas.

A retomada das inscrições no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais foi adiada pelo governo devido ao estado de emergência de saúde pública em função da pandemia de COVID-19. 

Conforme portaria publicada no Diário da União nesta quinta-feira (04/03), o cronograma de suspensão de benefícios (como o Bolsa Família) e bloqueio de pagamentos foi adiado para 31 de março. Essa portaria revoga a portaria MC nº 508, de 19 de outubro do ano passado, que venceu em dezembro de 2020. A medida manterá os benefícios, até mesmo os que contenham irregularidades.

É provável que você também goste:

Senadores querem tirar Bolsa Família do teto de gastos

Qual o próximo grupo do Bolsa Família que recebe pelo Caixa Tem?

Novo limite de renda do BPC diminuirá o número de famílias com direito ao benefício

Cadastros no CadÚnico para recebimento do Bolsa Família e BPC

O CadÚnico tem como responsabilidade identificar cidadãos em vulnerabilidade que sejam prioridade para as políticas públicas. Sendo assim, famílias com renda de até meio salário mínimo por indivíduo (R$ 550,00), com até três salários mínimos (R$ 3.300) ou famílias com renda que supera três salário mínimos (desde que cadastradas em algum programa social) podem se inscrever.

O membro da família responsável pela inscrição no CadÚnico precisa atualizar seus dados a cada dois anos ou a cada mudança no grupo familiar, como número de membros ou alteração de endereço, trabalho e renda para que possa pedir os benefícios assistenciais. 

Para fazer a atualização dos dados, basta acessar o site do Meu CadÚnico ou o aplicativo de celular (iOS | Android) de mesmo nome.  

Benefícios além do recebimento do Bolsa Família e BPC

Os principais programas que demandam inscrição no CadÚnico são, justamente, o BPC/Loas e o Bolsa Família. Além disso, o CadÚnico propicia outros benefícios, como Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção de inscrição para concursos públicos, Carteira do Idoso (que disponibiliza transporte interestadual gratuito), Viva Leite, Leve Leite, Gratuidade de Serviço Funerário e Passe Livre. 

Fora essas vantagens, cadastrados no CadÚnico que contemplavam as exigências do Auxílio Emergencial receberam o benefício sem a necessidade de cadastro no programa, que, inclusive, deve retornar ainda este mês

Como se cadastrar para receber Bolsa Família, BPC e outros benefícios

Por fim, para se cadastrar, a família deve procurar o Setor Responsável pelo Bolsa Família ou Cadastro Único em sua região e realizar uma entrevista. Algumas cidades oferecem cadastro e atualização cadastral através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Cassiano Correia/shutterstock.com