Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Greve do INSS: servidores questionam na justiça descontos no salário

Os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) paralisaram suas atividades há um mês em 26 estados, com exceção de Roraima, e a greve tem causado o fechamento de algumas agências devido à falta de pessoal.

O número reduzido de agentes em atividade deverá aumentar a espera de segurados pela concessão de benefícios, de acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

É provável que você também goste:

BPC: prefeitura de SP e INSS fazem parceria para ampliar a concessão do benefício

Como vai ficar o teto do INSS com a nova previsão do salário mínimo?

INSS irá agilizar análise e concessão de benefícios

Descontos no salário

A Fenasps, na última sexta-feira (22), entrou com um mandado de segurança coletivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em oposição aos descontos salariais efetuados pelo INSS na folha dos servidores que aderiram à greve. 

De acordo com Viviane Peres, diretora da entidade e que lidera a paralisação, diversos servidores que estão em greve vêm tendo reduções significativas na folha de pagamento desde o dia 15.

Negociações

Desde o início das paralisações, a Fenasps somente conseguiu duas reuniões com José Carlos Oliveira, presidente do INSS, porém não houve nenhum tipo de negociação. A última reunião foi realizada no dia 18, onde foi apresentado por Oliveira um programa de aumento das metas de produtividade, o que levou a um maior desgaste dos profissionais, segundo a Fenasps.

A federação tentou marcar uma reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, contudo não obteve êxito.

Reivindicações

Uma das principais reivindicações dos grevistas é o reajuste de 19,9% nos salários dos servidores federais para restituir as perdas inflacionárias desde o início de 2019.

A entidade também almeja a abertura de um concurso público, já que entre 2005 e 2022 o número de servidores ativos no INSS caiu de cerca de 42 mil para 19 mil. O último concurso, com 950 vagas, foi efetuado em 2015. O excesso de trabalho devido ao pouco contingente tem gerado desgaste mental dos profissionais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com