Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Título de eleitor: prazo para regularização termina em 8 dias

Se passar da data limite, o cadastro eleitoral será encerrado sem novas mudanças para as eleições deste ano.

A data para regularizar ou transferir o título de eleitor está chegando ao fim. Quem precisar realizar alguns procedimentos para votar nas Eleições 2022 tem até 4 de maio para concluir as solicitações.

Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), esse é o mesmo prazo para que travestis e transexuais possam solicitar a mudança do nome social no documento. Após a data limite, o cadastro eleitoral será encerrado, não sendo autorizadas novas mudanças para as eleições de 2022.

É provável que você também goste:

Nova carteira de identidade traz registro único e facilita a vida de brasileiros

Como tirar a 2ª via do RG, CPF ou certidão de graça

Como solicitar o título de eleitor?

O primeiro passo para tirar o título de eleitor é digitalizar todos os documentos obrigatórios; confira quais são:

  • Documento oficial de identidade com foto (RG, passaporte, CNH);
  • Comprovante de residência atual;
  • Comprovante de pagamento de algum débito com a Justiça Eleitoral (caso tenha);
  • Comprovante de quitação do serviço militar (para homens a partir de 18 anos).

Então, o próximo passo é tirar uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto. Para não prejudicar a visualização, não use bonés, chapéus e óculos quando tirar a foto, pois todas as imagens deverão estar legíveis para que o pedido seja autorizado.

Em seguida, acesse o site Título Net para iniciar o atendimento online. Você precisará informar no site qual estado reside e depois escolha a opção “não tenho título de eleitor”. Em seguida insira os dados pessoais obrigatórios, como nome completo, nome dos pais e data de nascimento.

Quem precisa regularizar o título?

Para quem já possui o título, mas está em situação irregular, é recomendado resolver as pendências para poder votar nas próximas eleições. Se desejar saber se os documentos estão corretos, acesse o link relacionado à situação eleitoral.

Se houver impedimentos decorrentes de ausência nas últimas eleições sem justificativa ou por não ter atendido à convocação da Justiça Eleitoral, o cidadão deve emitir o boleto para pagamento da guia no site do TSE. Para o procedimento, o eleitor pode ser acessar a aba quitação de multas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com