Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Guerra entre EUA e Irã pode elevar preço do combustível no Brasil

Guerra pode fechar o estreito de Ormuz, elevando o preço do petróleo e impactando diretamente os preços do combustível.

Talita FerreiraPor Talita Ferreira2 min de leitura
O que pode acontecer com a explosão de uma usina nuclear no Irã? Veja os riscos

A entrada dos Estados Unidos no conflito entre Israel e Irã, especialmente com a ameaça do fechamento do estreito de Ormuz pelo Irã, traz preocupações sobre o aumento do preço do petróleo no mercado internacional. Essa elevação, por sua vez, deverá refletir diretamente no custo dos combustíveis no Brasil, com maior impacto previsto para os estados das regiões Norte e Nordeste.

Estados do Norte e Nordeste serão os mais afetados

terceira-guerra-mundial

Segundo Sérgio Araújo, presidente executivo da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), os estados dessas regiões são os que sofrerão mais com a alta dos preços. A razão está no custo logístico e na dependência maior do petróleo importado para o abastecimento local.

Impacto do possível fechamento do estreito de Ormuz

Guerra no Oriente Conflito
Imagem: LeStudio / shutterstock.com

O estreito de Ormuz é uma das principais rotas para o transporte de petróleo mundial. Com a ameaça do Irã de fechar essa passagem estratégica, após ataques norte-americanos a instalações nucleares iranianas, o fornecimento global de petróleo pode sofrer restrições, elevando preços e causando volatilidade nos mercados.

O que esperar para o consumidor brasileiro?

Imigrante
Imagem: Canva

Caso o conflito se intensifique e o preço do barril de petróleo aumente significativamente, o custo do combustível nas bombas pode subir, especialmente nas regiões que já enfrentam desafios logísticos e menor oferta local. Isso pode acarretar aumento no preço do diesel, gasolina e outros derivados.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Link importante para acompanhar a situação

Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom): https://www.abicom.org.br/

Talita Ferreira

Autor

Talita Ferreira

Talita Ferreira é redatora no portal Seu Crédito Digital, onde aplica seu rigor acadêmico e experiência em linguagem para tornar conteúdos econômicos, sociais e informativos mais claros e acessíveis. Doutoranda e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui também pós-graduação em Revisão Textual e em Educação, Gêneros e Sexualidade pela UniVitória. É graduada em Letras pela UFJF e tem sólida atuação em revisão, produção de conteúdo e pesquisa em linguagem.

Topicos relacionados