Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guerra na Ucrânia pode ser o fim do dólar, diz Genial Investimentos

De acordo com a Genial Investimentos, a guerra na Ucrânia pode ser o fim do dólar. A corretora diz isso, pois “o dólar, assim como as demais moedas fiduciárias, representa uma dívida soberana entre um determinado governo e o ente que se dispôs a reter a moeda em seu portfólio”. Abaixo, confira todos os detalhes sobre essa afirmação sobre o possível fim do dólar.

É provável que você também goste:

Guerra terá impacto na padaria e nos postos de gasolina; entenda

Guerra na Ucrânia pode ser o fim do dólar, diz Genial Investimentos

De acordo com os analistas da Genial, “Se, por alguma razão, o governo emitente da moeda fiduciária se recusa a honrar esta dívida, a credibilidade desta moeda é, claramente, afetada”.

Em suma, a Genial disse que existem fatores que podem levar ao fim do dólar, a moeda mais importante do mundo. Dentre eles, é possível citar a crise causada pela invasão da Ucrânia e a exclusão da Rússia do Swift. Além disso, as sanções norte-americanas feitas à economia da Rússia também têm um impacto.

O relatório da Genial aponta que “Nossa avaliação é que este movimento de congelamento das reservas em dólares, em ouro e em títulos do tesouro americano custodiadas nos bancos do mundo ocidental será responsável por uma quebra estrutural na confiabilidade das moedas fiduciárias, principalmente do dólar”.

Entretanto, a corretora explica que o fim do dólar será “uma consequência de longo prazo”. É dito isso, pois “não há alternativas de curto prazo, além do que alterações no arcabouço de meios de pagamento global ocorrem de maneira lenta”.

E o primeiro impacto já está sendo sentido, por conta da queda do dólar. A corretora explica que:

“Acreditamos que os principais impactos sobre o dólar sejam, em primeiro lugar, a perda do valor destas reservas. Isso reduzirá o incentivo de utilizar esta moeda como reserva cambial dos países. Dado que há o risco de que em um momento de necessidade o país possa ficar incapacitado de usar suas reservas, naturalmente estas perdem valor e atratividade”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: QuinceCreative/ Pixabay.com