Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Haddad se reúne com Febraban para discutir redução de juros do cartão de crédito

Foi afirmada, nesta segunda-feira (17), pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a abertura de negociações com a Febraban.

Amanda SampaioPor Amanda Sampaio2 min de leitura
Governo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (17), a abertura de negociações com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As negociações envolvem a redução da taxa de juros cobrada sobre o cartão de crédito.

Segundo o ministro, a pauta principal seria a discussão sobre o cartão de crédito de linha rotativa. Esta, que é declarada como a linha de crédito mais cara do Brasil, é um dos grandes motivos do endividamento das famílias brasileiras.

A modalidade do cartão garante ao cliente bancário a opção de realizar o pagamento mínimo ou reduzido de sua fatura. No fim das contas, a população acaba fazendo seu uso de forma incorreta e contrai grandes dívidas.

Mais detalhes sobre o posicionamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Como ele descreve, a linha de crédito do cartão rotativo dos bancos é um dos principais contribuintes para que os brasileiros acabem com o nome do Serasa. Entretanto, Haddad reforça que este é apenas um dos grandes problemas.

Conforme divulgado pelo Banco Central, a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com os cartões de crédito rotativo somou 417,4% ao ano. O nível é o maior desde agosto de 2017, quando o valor chegou a 428% ano ano.

Dessa forma, com base no que Haddad disse, a utilização desse recurso pelas pessoas de baixa renda acaba fazendo com que tenham seu nome negativado no Serasa, e a dívida se torna cada vez maior.

Novas medidas para destravar o crédito bancário

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Segundo o ministro Haddad, o tema da reunião de segunda-feira foi apenas uma das 14 medidas do pacote criado para destravar o crédito bancário. Algumas das ações em vista estão sendo realizadas em conjunto entre o Ministério da Fazenda e a equipe do Banco Central.

Ainda segundo a divulgação feita por Haddad, essa é uma das primeiras novas medidas sendo discutidas com os representantes da Febraban em Brasília. A apresentação das próximas medidas tomadas virá nas próximas semanas.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Pode ser do seu interesse:

Amanda Sampaio

Autor

Amanda Sampaio

Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, redatora há mais de 3 anos em diversos nichos.

Topicos relacionados