Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Ibovespa ganha força e chega perto dos 189 mil pontos com alta de 2%

O Ibovespa voltou a ganhar força no pregão desta terça-feira, 8 de setembro, impulsionado por uma combinação de fatores internos e externos. O cenário eleitoral brasileiro, a valorização das commodities e a retomada do fluxo de capital estrangeiro ajudaram a sustentar o movimento positivo das ações. Durante a sessão, o principal índice da Bolsa brasileira […]

Avatar de Vitória Monckes Vitória Monckes · · 4 min de leitura
Ibovespa 8

O Ibovespa voltou a ganhar força no pregão desta terça-feira, 8 de setembro, impulsionado por uma combinação de fatores internos e externos. O cenário eleitoral brasileiro, a valorização das commodities e a retomada do fluxo de capital estrangeiro ajudaram a sustentar o movimento positivo das ações.

Durante a sessão, o principal índice da Bolsa brasileira chegou a avançar mais de 2%. Ao final do pregão, porém, a alta perdeu parte da intensidade, com o Ibovespa encerrando o dia aos 187 mil pontos, ainda em território positivo.

A sessão marcou a volta dos investidores após o fim de semana prolongado pelo feriado de 7 de Setembro. Com a retomada dos negócios, pesquisas sobre a corrida presidencial de 2026 passaram a ocupar novamente o centro das atenções do mercado.

Leia mais:

Bolsa vira principal aposta de Stuhlberger em meio a mudança de estratégia

Pesquisas eleitorais movimentam os ativos brasileiros

O mercado financeiro reagiu aos novos levantamentos que mostram uma disputa bastante equilibrada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro em cenários de segundo turno.

Na pesquisa BTG/Nexus divulgada em 8 de setembro, Flávio Bolsonaro apareceu com 46% das intenções de voto, contra 45% de Lula, resultado que configura empate técnico dentro da margem de erro. Já o levantamento Quaest apontou igualdade numérica, com 41% para cada candidato no cenário de segundo turno.

A proximidade entre os candidatos vem sendo acompanhada de perto pelos investidores porque as eleições podem influenciar as expectativas em relação à política econômica a partir de 2027.

Parte do mercado tem associado uma possível mudança no comando do governo a uma condução fiscal mais restritiva. Essa percepção, entretanto, representa uma expectativa de investidores e pode mudar conforme a evolução da campanha eleitoral e a apresentação de propostas pelos candidatos.

Petróleo e minério ajudam Bolsa brasileira

Petróleo
Imagem: Edição/ Seu Crédito Digital

Outro importante fator para a alta do Ibovespa foi o comportamento das commodities no exterior.

O petróleo Brent se aproximou do patamar de US$ 100 por barril em meio ao aumento das tensões geopolíticas internacionais. A valorização da commodity favoreceu principalmente as empresas brasileiras do setor de petróleo, com destaque para Petrobras e outras petroleiras listadas na Bolsa.

As ações da Vale também receberam suporte do avanço do minério de ferro. Como as companhias de mineração e petróleo possuem grande participação no Ibovespa, oscilações nesses setores costumam exercer influência significativa sobre o desempenho do índice.

O peso dessas empresas na composição do indicador ajuda a explicar o impacto das commodities. Na nova carteira do Ibovespa, a Vale é o ativo com maior participação, seguida por Itaú Unibanco e Petrobras.

Capital estrangeiro volta para a Bolsa

O fluxo de investidores estrangeiros também contribuiu para o ambiente mais favorável às ações brasileiras.

Dados divulgados sobre as negociações na B3 indicaram entrada líquida de aproximadamente R$ 3,9 bilhões de capital externo nos três primeiros pregões de setembro. O movimento representou uma mudança após a saída expressiva de recursos registrada no mês anterior.

A entrada de recursos internacionais costuma aumentar a demanda por ações brasileiras e pode contribuir para a valorização do Ibovespa, embora o fluxo seja influenciado por diversos fatores, incluindo juros globais, câmbio, preços das commodities e perspectivas para a economia brasileira.

Bancos e ações de consumo acompanham movimento positivo

O ambiente de maior apetite por risco também beneficiou ações de grandes bancos. Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil avançaram durante o pregão, acompanhando o desempenho positivo do mercado acionário.

Empresas mais sensíveis às expectativas para os juros também ficaram no radar. Quando os contratos futuros de juros recuam, ações de setores como consumo, varejo e construção podem se tornar mais atrativas para os investidores.

Entre os destaques do dia, as ações do Magazine Luiza registraram valorização, enquanto o mercado também acompanhou movimentos específicos de empresas como CSN, Minerva e Totvs.

Nova carteira do Ibovespa entrou em vigor

Ibovespa 2 1
Imagem: Reprodução/Seu Crédito Digital

O pregão de terça-feira também marcou o início da nova composição do Ibovespa, válida de 8 de setembro até o fim de dezembro de 2026.

A nova carteira reúne 76 ativos e trouxe a entrada das ações ordinárias da Tenda. Por outro lado, deixaram o índice os papéis da PetroReconcavo e da SLC Agrícola.

A atualização é realizada periodicamente pela B3 e considera critérios relacionados à negociabilidade e à representatividade dos ativos no mercado brasileiro.

Imagem: Reprodução/Seu Crédito Digital

Compartilhar
Seu Crédito Digital

Descubra tudo que você tem direito

Benefícios, crédito e dinheiro esquecido: veja as ofertas e ferramentas que separamos para o seu perfil.