Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ibovespa tem alta após estímulos da Federal Reserve

Após um período de constantes quedas, a Ibovespa, maior indicador de desempenho da B3, abriu em alta nesta quinta-feira (9), véspera do feriado de Sexta-Feira Santa. O motivo desse respiro é o anúncio da Federal Reserve sobre um pacote de estímulos de 2,3 trilhões de dólares. Além disso, também contribuiu para essa valorização é a expectativa de que a Organização dos Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) faça cortes na produção. No início da tarde de quinta-feira, a alta no índice era de 0,87%.

É provável que você também goste:

Consumidor de baixa renda ganha isenção na conta de luz durante pandemia do coronavírus

Confira o passo-a-passo para criar uma conta digital do Banco Inter para menores

A Ibovespa responde ao otimismo do mercado norte-americano, que além dos pacotes, teve um número de pedidos de seguro-desemprego um pouco abaixo do esperado nos Estados Unidos. Em outras palavras, isso pode significar que estão surgindo vagas, ainda que possam ser de baixa qualidade.

Reações do mercado norte-americano aos estímulos da Federal Reserve

Outra novidade no país é que o presidente Donald Trump quer autorizar a reabertura do comércio em cidades menos atingidas pela COVID-19, de acordo com a Bloomberg. Até mesmo a desistência de Bernie Sanders da corrida presidencial impactou os mercados, refletindo no Brasil; afinal o candidato era considerado uma ameaça à economia norte-americana para alguns grupos de eleitores.

Voltando à Federal Reserve, o que eles fazerão é um programa de crédito. Serão beneficiados governos estaduais e municipais, além de pequenas e médias empresas. Sobre a questão da Opep+, a redução na produção faz com o que petróleo se valorize mais, ajudando o mercado. A Arábia Saudita e a Rússia fecharam um acordo para cortar a produção de petróleo, que pode chegar a 20 milhões de barris por dia. 

Com essa expectativa, quem saiu ganhando foram os investidores da Petrobras. No final da manhã de quinta-feira, os papéis da estatal tiveram alta de 8%. Outra empresa que teve recuperação foi a Eletrobras, tendo alta de 5%, mesmo com o adiamento da privatização.

Amanhã as bolsas estarão fechadas devido ao feriado, ou seja, não será possível comprar nem vender ações. Entretanto, vale lembrar que o valor dos papéis continua mudando mesmo em dias não úteis, então o valor que a ação terminar o dia na quinta-feira não será o mesmo na segunda-feira. Ou seja, há períodos em que há baixas que são boas para compra, mas os investidores ficam impossibilitados de fazer aportes.

Pensando em comprar ações?

Com essa recuperação de muitos mercados em meio a um período de incertezas, pode ser que muitos investidores percam um pouco do medo de aportar em ações. Quem aproveitou os preços baixos para fazer a compra de papéis de empresas agora está aproveitando os lucros.

Se você quer começar a investir na bolsa de valores, uma dica é estudar bem o mercado que você vai entrar. Quem investe na Petrobras, por exemplo, precisa estar a par sobre as notícias relacionadas ao petróleo para saber a hora de comprar ou vender ações.

Para quem não se sente seguro para fazer escolhas sozinho ou não tem tempo de estudar a fundo o mercado, uma indicação são as carteiras recomendadas. Muitas corretoras de valores fazem as suas a cada início de mês, indicando o que pode dar lucro para os investidores.

Principais carteiras recomendadas

A XP, por exemplo tem carteiras para quem tem perfil Conservador, Moderado ou Agressivo. No Conservador, a dica para abril é apostar em CDBs e outros investimentos de renda fixa. Para os perfis Moderado e Agressivo, segundo a corretora, entre as recomendações do mês estão fundos como o Safari 45 FICFIM II e Tork Advisory 60 FIC FIA. 

O Modalmais também recomenda mensalmente a compra de ações de determinadas empresas para seus investidores. Para abril, as dicas são a Companhia Siderúrgica Nacional, a Marfrig, a Magazine Luiza, a Petrobras e a Weg.

Antes de começar a investir, você precisa preencher um questionário no site da corretora, que lhe dirá que tipo de investidor você é, se mais conservador, moderado ou mais agressivo. Isso é um norte para escolher onde colocar o dinheiro, pois revela o quanto de risco você está disposto a aceitar.

Primeiramente, antes de se aventurar pelos investimentos de risco,  certifique-se de que você tem uma reserva de emergência. Ela serve para manter seu custo de vida por pelo menos seis meses. Depois, pense para que você pode precisar do dinheiro. Se você não precisa dele no curto prazo e tem reserva de emergência, investir em ações para lucrar com as futuras altas pode ser uma boa opção.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Drobotdean / Freepik