Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: como funciona a declaração pré-preenchida? Confira

Os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda podem economizar seu tempo optando pela declaração pré-preenchida. Veja

No dia 15 de março, tem início o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Assim, o prazo para a entrega do documento segue até o dia 31 de maio. Dessa forma, os contribuintes brasileiros que precisam declarar seus rendimentos podem economizar um pouco do seu tempo optando pelo modelo de declaração pré-preenchida. 

Dessa forma, a funcionalidade, que foi introduzida em 2014 e tem sido aprimorada nos anos seguintes, visa facilitar o processo de declaração para o contribuinte. Assim, no ano passado, o recurso ficou disponível a partir do dia 15 de março, na abertura do prazo de envio do IR. É provável que a Receita Federal adote o mesmo calendário este ano. Veja mais!

Como funciona a Declaração Pré-preenchida?

Portanto, os indivíduos que optarem por este sistema encontrarão muitos campos da declaração já preenchidos. Desta forma, apenas precisam preencher as informações restantes ou corrigir possíveis incorreções das informações pré-preenchidas. 

Veja também:

MegaFeirão Serasa começa nesta segunda-feira (04); veja como renegociar a sua dívida

Entre as informações que podem já estar preenchidas, estão os rendimentos e despesas previamente declarados e dados que foram disponibilizados por outras fontes, como empregadores e prestadores de serviços de saúde. Assim, para acessar este recurso, é necessário possuir uma conta do tipo prata ou ouro no portal gov.br. 

Aplicativo da Receita Federal sob o escrito "Declaração pré-preenchida"
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Como ter acesso à funcionalidade

Com muitos dados já inseridos automaticamente, o processo de declaração é agilizado. Além disso, no ano passado, aqueles que escolheram essa modalidade tiveram prioridade no recebimento da restituição. Assim, é possível acessar e utilizar a declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas da Receita Federal:

No entanto, é importante destacar que é preciso que o contribuinte faça uma revisão minuciosa da declaração pré-preenchida. Pois, a responsabilidade pela veracidade e completa das informações fornecidas sempre será do contribuinte.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com