Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: descubra como os brasileiros pretendem utilizar o dinheiro da restituição

Uma pesquisa da Serasa mostrou como os brasileiros pretendem utilizar o dinheiro da restituição do Imposto de Renda. Confira!

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Serasa trouxe à luz informações valiosas sobre o comportamento dos contribuintes em relação à restituição do Imposto de Renda (IR). Segundo os dados, uma parcela significativa dos brasileiros já tem planos definidos sobre como empregarão esse recurso.

Sendo assim, a maior parte pretende organizar suas finanças ou quitar dívidas, enquanto outros veem uma oportunidade de investimento. Continue a leitura para mais informações!

Pesquisa da Serasa revela como contribuintes irão utilizar a restituição do Imposto de Renda

Aplicativo IR da Receita Federal aberto em celular que está sobre o teclado de um notebook. Ao seu lado, à esquerda, está um caderno com uma caneta.
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com

O levantamento, feito em parceria com o Instituto Opinion Box, ouviu 1.759 pessoas, entre os dias 7 e 17 de maio. Os resultados mostram que esse retorno de recursos já tem destinação certa na vida de muitos cidadãos. Vale lembrar que o pagamento da restituição do Imposto de Renda começou no fim de maio.

Patrícia Camillo, especialista em educação financeira da Serasa, afirmou que a restituição do Imposto de Renda pode ajudar quem precisa quitar dívidas e sair dos cadastros de inadimplência. Ela recomenda que os contribuintes priorizem os débitos com vencimento mais próximo e melhores condições de negociação.

Ademais, a Serasa informou que 57% dos contribuintes receberão até R$ 1.000 de restituição. Além disso, 44% dos entrevistados acreditam que o Imposto de Renda tem um papel importante na distribuição de renda no país, enquanto 40% discordam do processo de declaração e arrecadação do imposto

O que os brasileiros pensam sobre a declaração e cobrança do tributo?

A pesquisa revelou que a maioria dos brasileiros não se sente confiante para preencher a declaração de Imposto de Renda sozinhos. Assim, 44% dos entrevistados contratam um contador ou especialista, e 14% pedem ajuda a familiares ou conhecidos.

Entre os 40% que fazem a declaração por conta própria, 46% têm “medo de errar” e 24% encontram “dificuldade em compreender as regras”.

Veja também:

Nova oportunidade para você conseguir um cartão Bradesco com anuidade grátis; saiba como

Além disso, 72% dos entrevistados nunca deixaram de declarar o IR, e mais da metade não teve dificuldades para se organizar e preencher a declaração. Por fim, dos que precisam pagar à Receita Federal, 54% optam pelo débito em conta, sendo que 43% quitarão a dívida à vista.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com