Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inadimplência atinge mais de 60 milhões de brasileiros

A inadimplência tem crescido no país e bateu um novo recorde. Em abril, 66.132.670 brasileiros estavam com o nome sujo

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A inadimplência tem crescido no país e bateu um novo recorde. Em abril, 66.132.670 brasileiros estavam com o nome sujo, o que representa o maior número da série histórica da Serasa Experian, que teve início em 2016.

Desde o início deste ano, pelo menos 2 milhões de brasileiros passaram a ser inadimplentes. No total, as dívidas entre os inadimplentes chegavam ao valor de R$ 271,6 bilhões.

“Sabemos que a instabilidade econômica do país vem afetando grande parte da população. No entanto, algumas ferramentas como o saque extraordinário do FGTS e a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados podem e devem ser utilizadas para reorganizar as finanças pessoais, amenizar dívidas e tentar tirar o nome do vermelho”, afirmou Luiz Rabi, economista da Serasa, por meio de nota.

Para Rabi, o crescimento da inadimplência durante 2022 já era esperado, contudo há fatores que podem ajudar o consumidor que se encontra nesta situação.

Bancos e cartões dominam

As dívidas com bancos e cartões são a maioria entre os inadimplentes, correspondendo a 28,1% dos débitos. Já as contas básicas, como luz, água e gás representam 22,9%.

Já na comparação com abril de 2021, o segmento de finanças foi o que teve o maior aumento na participação de inadimplência, passando de 9,6% para 12,4%.

“As financeiras costumam oferecer crédito para perfis de risco, como os de consumidores inadimplentes. Por isso, quanto mais instável ficar o cenário econômico, mais a inadimplência desse setor tende a crescer”, explicou Rabi, em nota.

Quando analisada a faixa etária dos inadimplentes, a maioria tem entre 26 e 60 anos de idade, correspondendo a 35,2%, seguido das pessoas entre 41 e 60 anos, com 34,8%.

Como consultar se meu nome está sujo?

Há como o cidadão verificar gratuitamente se seu nome está sujo por meio dos seguintes birôs de crédito:

Boa Vista SCPC

Pelo site do Boa Vista SCPC;

Pelo aplicativo para celular (disponível para Android e iOS).

Serasa

Pelo site da Serasa;

Pelo aplicativo para celular (disponível para Android e iOS);

Por telefone, pelo número 0800 591 1222.

SPC Brasil

Pelo site do SPC Brasil;

Pelo aplicativo para celular – (disponível para Android e iOS).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pormezz / Shutterstock.com