Com a febre da contas digitais, muitas vezes abrimos uma conta e esquecemos de movimentá-la. Havia inclusive uma resolução do Banco Central, que previa que as contas correntes deveriam ser encerradas caso ficassem sem movimentação financeira por 180 dias ou mais. Com isso, os bancos seriam obrigados a seguir a regra, e proceder com o encerramento unilateral das contas. Entenda como funciona atualmente.

Leia também:

Serviços que o novo banco digital C6Bank vai oferecer aos clientes.

Serasa eCred oferece cartões sem anuidade como Nubank, Trigg e pag!

Inatividade pode encerrar contas digitais?

A resolução do Banco Central evitava que as instituições financeiras continuassem cobrando tarifas e demais encargos caso uma conta corrente fosse utilizada. Por esse motivo, as instituições deveriam encerrar as contas caso ficassem sem movimentação em período igual ou superior a 180 dias.

Contudo, essa resolução não vale mais. Neste momento, não existe nenhuma regulamentação que obrigue os bancos a encerrarem as contas sem movimentação. Agora, os bancos podem manter a cobrança de manutenção de conta por até seis meses. Entretanto, o consumidor deve ser avisado após 90 dias de que a conta poderá ser encerrada. Além disso, deve informar a você sobre a necessidade de manutenção de fundos suficientes na conta para o pagamento de eventuais compromissos.

Como funciona atualmente nas Fintechs?

O Banco Inter, por exemplo considera a sua conta inativa após um período superior a 6 meses, justamente pela falta de movimentação. Entretanto, para reativar a sua conta e voltar a utilizar os serviços do Banco Inter, basta fazer qualquer tipo de movimentação, como um TED ou DOC, por exemplo. Todavia, a sua conta não é encerrada. Este procedimento é seguido por várias outras contas digitais, principalmente por aquelas oriundas de Fintechs que não cobram taxas.

Como evitar a inatividade da sua conta?

Mesmo que agora você saiba que a sua conta não será simplesmente encerrada, cabe salientar que existem várias possibilidades para manter a sua conta sempre ativa.

Investimentos

Uma maneira é manter algum tipo de investimento pela conta digital. Podem ser aplicações em CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto entre outras.

Aplicações na poupança

Se a sua conta digital possui poupança, melhor ainda. A cada nova rentabilidade mensal, a conta é movimentada, e portanto não será encerrada.

Pequenas movimentações

Caso você não possua nenhuma aplicação financeira, também não tem problema nenhum. Basta efetuar pequenas movimentações, como transferências, depósitos, saques, recarga de celular, entre outras. Com isso, os bancos consideram que a sua conta está em plena atividade, e não tem motivo para encerrar a sua conta digital.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.