Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPCA registra menor taxa da inflação desde agosto e queda para 0,25% em janeiro é positiva

Queda é positiva pra o consumidor final.

0

A baixa taxa de inflação deste mês é uma notícia positiva para o consumidor final. A queda deve-se principalmente a uma tarifa de energia elétrica mais barata. Isso, então, levou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a perder força.

No entanto, embora esteja em queda no momento, o índice IPCA está com uma alta geral de 4,56%, crescimento acima da meta central estabelecida para o ano de 2021, que é de apenas 3,75%. 

O IPCA é considerado o índice que mede a inflação oficial do país e vivencia a menor taxa mensal registrada desde agosto do ano passado (2020), quando havia atingido 0,24%. 

Assim, os preços da energia elétrica, que iniciaram o ano em queda, vêm ajudando a aliviar a inflação geral. Com isso, os preços médios, como comida e bebida, continuam em alta, o que arrasta a inflação cada vez mais.

É provável que você também goste:

Cruzamento de dados dos beneficiários do auxílio emergencial gera economia de R$ 4,5 bilhões

Mercado melhora cenário para economia, mas vê inflação mais alta em 2020 e 2021

Poupança teve pior rendimento em 18 anos e perde até para a inflação

Inflação para os próximos meses 

Com o início dos programas de vacinação e uma esperada queda nos números de contágio por COVID-19, é esperado que os alimentos e bebidas experimentem uma queda no preço geral, o que levaria a inflação a se estabilizar. 

Existe ainda a questão do clima ameno. Isso pode afetar positivamente as plantações, o que traria ainda mais benefícios ao combate à inflação ao longo do ano. Assim, o Governo Federal trabalha para que novas despesas não causem um impacto negativo na economia. Dentre elas, é possível contar com a possibilidade de um novo auxílio emergencial. 

Os especialistas estudam formas de diminuir a dívida pública contraída ao longo de 2020, sem que isto afete diretamente a economia. Até o momento, nenhuma medida de combate à inflação foi anunciada e não existem previsões de novas estratégias para os próximos meses.

Com a queda do IPCA, o mercado deve aquecer levemente ao longo desta semana, o que causará possíveis novas alterações nos preços e incentivará ainda mais a necessidade de um retorno pleno do comércio. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: everything possible / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...