Poupança teve pior rendimento em 18 anos e perde até para a inflação

0
PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

Deixar o seu dinheiro rendendo na poupança já não é mais um bom negócio há muito tempo. Contudo, quem deixou para investir na poupança em 2020 sem dúvida perdeu muito mais. Afinal, segundo um levantamento da consultoria Economatica, a poupança teve em 2020 o seu pior rendimento em 18 anos. Além disso, o rendimento da poupança em 2020 apresentou sua segunda maior queda desde 1994, quando teve início o Plano Real. Na terça-feira (12), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que a variação de preços medida pelo IPCA, índice de inflação oficial do país, ficou em 4,52% em 2020. Essa foi a maior taxa desde 2016.

É provável que você também goste:

PUBLICIDADES

Gás de cozinha pode alcançar valor de R$ 200 neste ano

PUBLICIDADES

Cartão de crédito BMG ou Banco Inter? Qual é melhor para negativados?

Salário mínimo em dezembro deveria ter sido de R$ 5.304,90, conforme Dieese

Rendimento da poupança em 2020 foi negativo

Por outro lado, a poupança acumulou rendimento negativo em 2020, ficando em -2,30%. Essa foi a segunda maior queda durante o Plano Real. Para se ter uma ideia, a maior queda de poder aquisitivo ocorreu em 2002, quando a poupança teve perda real de -2,90%.

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

Essa também é a segunda vez consecutiva que o rendimento da poupança fica abaixo da taxa de inflação. Em 2019, o poupança terminou o ano com um rendimento negativo de -0,05%. Desde que o Plano Real entrou em vigor no Brasil, em 1994, essa é a 5ª vez que a poupança faz com que seus investidores percam dinheiro.

Por fim, vale lembrar que o rendimento da poupança está ligado às taxas de juros do país. Pelas regras vigentes, a poupança rende 70% da taxa Selic, que é a taxa de juros básica da economia. A taxa Selic está atualmente no seu menor nível histórico, 2% ao ano, o que acaba afetando o rendimento da poupança.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: eamesBot / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar