Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inquilino não pagou a conta de luz; como fica o proprietário nesta situação?

Alugou seu imóvel e o morador não pagou a conta de luz? Saiba que você talvez não seja o responsável pelo débito. Saiba mais!

Alugar um imóvel tem seus benefícios e suas desvantagens. Sendo assim, gerar uma renda extra com o aluguel é um dos pontos positivos. Entretanto, as desvantagens podem deixar o proprietário no prejuízo, por exemplo, quando o inquilino sai do imóvel, mas deixa dívidas de contas de consumo, como a de energia.

Além disso, há moradores de aluguel que não pagam a conta de energia mesmo estando dentro do imóvel. Vale lembrar que o não pagamento da conta de luz causa sanções. Entretanto, o responsável por resolvê-las dependerá, se a conta de energia estiver no nome do locador ou do locatário.

O locatário está devendo a conta de luz, e agora?

É de responsabilidade do inquilino pagar as seguintes despesas: contas fixas do imóvel, como água e energia, taxas adicionais, como condomínio (se houver), IPTU e, por fim, o valor do aluguel. Vale lembrar que a obrigatoriedade de pagar esses gastos vai depender do que foi acordado entre o locador e o inquilino.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

No caso do não pagamento da conta de energia, o proprietário do imóvel não terá responsabilidade se o serviço estiver no nome do atual morador. Sendo assim, o locatário poderá sofrer sanções, como o corte de energia e a vinculação da dívida em seu CPF. No entanto, se um novo inquilino se mudar para o imóvel, a companhia de luz não poderá condicionar o fornecimento de luz ao novo morador.

Se a conta de luz estiver no nome do proprietário do imóvel, a recomendação é tentar resolver o problema diretamente com o inquilino. Caso não haja um acordo entre o locador e o locatário para a quitação do débito, o dono do imóvel pode procurar seus direitos na justiça com o auxílio de um advogado.

Veja também:

8 negócios que você pode abrir com menos de R$ 500

A segurança do contrato de aluguel

O contrato de aluguel é um dos documentos essenciais para a locação de uma propriedade, pois nele estão registrados os acordos entre o locatário e o locador. Portanto, se uma das partes não cumprir o que foi acordado, estará sujeita a penalidades, como multas, conforme o contrato assinado.

Além disso, o contrato de aluguel também desempenha um papel fundamental ao estabelecer direitos e deveres de ambas as partes envolvidas, garantindo, assim, uma relação mais transparente e segura durante o período de locação. É importante que ambas as partes compreendam e concordem com os termos do contrato antes de assiná-lo, a fim de evitar problemas futuros.