Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscritos no CadÚnico podem conseguir CNH Grátis, veja como!

Você sabia que inscritos no CadÚnico podem dispor de uma CNH totalmente gratuita? Clique aqui e saiba mais sobre isso!

O Governo Federal está facilitando o acesso de pessoas de baixa renda à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através do programa CNH Social. Esse programa, que oferece a CNH de forma gratuita ou com subsídios, tem o intuito de promover a inclusão social e aumentar as oportunidades de emprego para essas pessoas.

Para se qualificar para a participação do programa CNH Social, assim como para outros programas sociais, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Esse cadastro se destina às famílias em situação de vulnerabilidade social e fornece subsídios para o desenvolvimento e execução de políticas públicas voltadas para essas famílias.

Como realizar a inscrição no CadÚnico?

Celular sobre teclado branco, exibindo app do CadÚnico na tela
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Para se inscrever no CadÚnico, o representante da família deve ir a um dos postos de atendimento indicados pelo governo. Ele deve levar consigo um documento oficial com foto, carteira de identidade, CPF ou Título de Eleitor.

Além disso, também é necessário apresentar um comprovante de residência e documentos de todos os membros da família que residem na mesma casa.

É imprescindível apresentar o CPF de todos os membros da família. Para mais informações sobre a documentação necessária e os locais de atendimento para realizar o Cadastro Único, acesse o site oficial do Governo Federal.

Elegibilidade do CNH Social

É importante ressaltar que a inscrição em um programa social não garante automaticamente o acesso à CNH gratuita. Os programas podem variar em seus métodos de concessão de benefícios. Desse modo, os critérios de elegibilidade para o programa CNH Social incluem ter uma renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou estar desempregado há pelo menos um ano.

Veja também:

Moeda de 1 centavo pode valer R$ 1.200, saiba como!

Assim, através da implementação do programa CNH Social, o governo brasileiro busca facilitar o acesso à CNH para pessoas de baixa renda. A medida tem como objetivo ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e promover a sua inclusão social.

Imagem: rafapress / shutterstock.com