Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscritos no CadÚnico vão receber kits grátis para substituir antenas parabólicas

Na última terça-feira (19), o Ministério das Comunicações anunciou que famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que fazem uso de antenas parabólicas (TVRO) para sincronizar os canais de televisão, serão contempladas com kits de última geração para a substituição da recepção do sinal digital.

É provável que você também goste:

Como consultar ou atualizar o CadÚnico pela internet?

Anatel quer elevar o valor da multa por venda de produtos piratas

Mais qualidade

O kit promete o aumento da qualidade de som e imagem, além de impedir que o sinal aberto de TV transmitido através de satélite pela banda C – que mudará para a banda Ku – que possibilita a interferência na frequência de 3,5 GHz destinada para o uso das redes móveis de quinta geração, de acordo com o previsto no edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A faixa destinada para o 5G tem previsão de iniciar as operações a partir de 30 de junho de 2022, segundo o cronograma da agência reguladora. Esse também é o prazo máximo para que as companhias de telecom, que venceram o leilão, possuem para limpar o espectro e deixá-lo pronto para utilização.

Uso da antena parabólica

O Ministério das Comunicações divulgou um levantamento, no qual estima que cerca de 10,5 milhões de pessoas que estão inscritas no CadÚnico ainda façam uso da antena parabólica para a captação do sinal.

Além disso, outros 9,5 milhões de cidadãos, que não estão inscritos no programa social do governo federal, fazem o uso dessa banda.

Como se cadastrar no CadÚnico?

A prefeitura realiza visitas regularmente aos domicílios das famílias de baixa renda para fazer o cadastro. Contudo, a família que se enquadra para o CadÚnico e ainda não está inscrita, pode procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em sua cidade e requisitar o cadastramento.

Quais documentos necessários para o CadÚnico?

O responsável da família, preferencialmente uma mulher, deve apresentar o CPF ou Título de Eleitor. Para agilizar o atendimento, ajuda levar um comprovante de endereço (conta de água ou luz), porém, não é obrigatório.

É de extrema importância que após o cadastro da família, os dados estejam sempre atualizados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com