Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: beneficiários já podem consultar o 13º salário

0

O extrato com os valores e datas de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está disponível para consulta tanto pelo aplicativo, como pelo site do Meu INSS.

É provável que você também goste:

INSS: confira os principais documentos para solicitar a aposentadoria especial

INSS: veja como consultar o resultado da perícia pela internet

Antecipação do 13º salário

Em março, o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) assinou um o decreto que previa a antecipação do 13º salário. Assim, este é o terceiro ano consecutivo que os segurados do INSS recebem o abono antes das datas tradicionais, nos meses de agosto e dezembro.

Em 2020 e 2021 a antecipação aconteceu por causa da pandemia de covid-19, com o intuito de injetar dinheiro e estimular a economia, que estava sendo afetada.

Com a antecipação do 13º do INSS a economia receberá uma injeção de R$ 56,7 bilhões, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência. Desse valor, R$ 28,35 bilhões corresponde à primeira parcela, que é referente à competência de abril e será paga entre o final de abril e o início de maio. A outra parte corresponde à segunda parcela, de competência do mês de maio, que deve ser paga no final de maio e início de junho.

Com exceção dos cidadãos que se aposentaram depois de janeiro, que terão o valor calculado proporcionalmente, a maioria dos aposentados e pensionistas do INSS receberá 50% do 13º salário na primeira parcela.

Auxílio-doença

Quem recebe benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também tem direito ao 13º salário, porém com uma parcela menor, calculada conforme a duração do benefício.

Já os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por lei, não têm direito ao abono.

Como consultar o 13º salário do INSS?

O INSS dispõe de três meios para o segurado realizar a consulta, confira.

Por telefone

Para obter informações referente aos benefícios do INSS, o segurado pode entrar em contato através da central de atendimento pelo número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Ao ser atendido, o cidadão deverá informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, para evitar fraudes, além de informar sobre qual benefício deseja receber informações.

Pelo site

O site Meu INSS dispõe de vários serviços digitais do INSS e ao acessar, o segurado deve fazer o login, logo depois clicar em “Extrato de Pagamento”, onde poderá consultar o extrato e detalhes do pagamento do benefício.

Pelo aplicativo

No smartphone é possível realizar a consulta por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, da mesma forma que pelo site. O usuário deverá fazer o login para ter acesso aos serviços disponíveis, entre eles o extrato de pagamento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar