Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS cancela benefícios por motivos incomuns; entenda!

O momento exige atenção para beneficiários do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social está cancelando benefícios por motivos incomuns.

O momento exige atenção para beneficiários do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social está cancelando benefícios por motivos incomuns. Os peritos da Previdência Social têm utilizado novo recurso para realizar análises.

Recentemente, o INSS tem tornado mais rígidas as medidas de combate a fraudes e benefícios irregulares. O chamado pente fino está sendo feito mensalmente.

Análise dos Benefícios do INSS para identificar fraudes

Entre as novas medidas adotadas pelo INSS para identificar as fraudes em aposentadorias, auxílios e pensões, os peritos passaram a verificar as redes sociais dos contemplados.

A vistoria nas redes sociais tem a intenção de verificar e identificar se as informações repassadas pelos beneficiários condizem com sua realidade.

Informações sobre rendas abaixo dos valores reais, doenças e incapacidades que não se cumprem, entre outras situações, podem ser checadas por meio dos posts. Com as postagens, o judiciário é capaz de provar nos processos as irregularidades nas informações do beneficiado.

Entenda como os benefícios estão sendo cancelados

As análises pelos peritos estão sendo realizadas em mutirão. A ação deve causar a convocação de pessoas que estão há mais de um ano sem realizar perícia.

Com isso, imagens e postagens das redes sociais podem se tornar provas contra o beneficiário na situação. Entre os principais casos, estão os benefícios por incapacidade.

É importante destacar que não existe ilegalidade no uso das informações que o usuário compartilha em suas redes sociais, uma vez que qualquer outro usuário pode ter acesso, inclusive o próprio INSS. 

Por isso, para quem possui benefício por incapacidade, alguns posts podem colocar sua situação em questionamento, como:

  • depressivo em grau profundo em viagem de férias;
  • depressivo que posta regularmente fotos em situações sociais como festas e eventos;
  • beneficiários com doenças cardíacas participando de maratona;
  • beneficiários com problemas ortopédicos em situações de exercícios que ultrapassem os limites de sua capacidade.

Com a comprovação da fraude, além de perder o benefício, o cidadão também enfrentará um processo judicial que pode ou não resultar em prisão, a depender do caso.

Imagem: Reprodução / Ministério do Trabalho e Previdência