Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: veja como agendar atendimento presencial

Na segunda-feira, dia 14 de março, o agendamento para atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que havia sido suspenso devido a pandemia de Covid-19 foi retomado.

Portanto, com a volta do agendamento, o segurado que precisar ir até a agência para realizar serviços como pedidos de aposentadoria, emissão de certificados e pensão por morte, terá que marcar hora. Contudo, esses e mais 88 serviços do INSS continuam à disposição do usuário através da internet, sem necessidade de ir até a agência e de esperar.

É provável que você também goste:

Donas de casa: confira as opções de aposentadoria do INSS

INSS: veja como sair do status de análise do benefício

Novo auxílio do INSS com valor de R$ 606; confira como receber

Em casos especiais, em que o segurado não disponha de acesso à internet ou telefone para efetuar agendamento ou esclarecer dúvidas, a partir de abril, será permitido ir até uma agência sem agendamento. Ainda não se sabe quais unidades do INSS prestarão este tipo de atendimento, pois só serão determinadas após o dia 30 de março.

Desde 2020, em decorrência da Covid-19, para evitar aglomerações, o atendimento presencial nas agências do INSS estava limitado somente a serviços que não podiam ser realizados de maneira remota, como a realização de perícias médicas, reabilitação profissional, justificação administrativa e avaliação social.

Como agendar atendimento presencial no INSS?

Quem desejar agendar um atendimento presencial em uma agência do INSS, deve acessar um dos meios abaixo abaixo:

  • Site Meu INSS;
  • Telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Aplicativo para smartphones Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Sobre as plataformas digitais

Através do site ou aplicativo Meu INSS, o segurado poderá efetuar a solicitação de diferentes serviços e benefícios, como benefício assistencial e pensão por morte, pedido e acompanhamento de aposentadorias, auxílio doença, salário maternidade, certidão de tempo de contribuição, recurso de benefício e consulta à revisão do benefício.

Pelo Meu INSS também é possível enviar a documentação escaneada, digitalizada ou fotografada pelo celular. A solicitação gerará um número de protocolo de requerimento e através dele o cidadão poderá acompanhar o andamento do pedido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com