INSS: veja como agendar atendimento presencial
Na segunda-feira, dia 14 de março, o agendamento para atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que havia sido suspenso devido a pandemia de Covid-19 foi retomado.
Portanto, com a volta do agendamento, o segurado que precisar ir até a agência para realizar serviços como pedidos de aposentadoria, emissão de certificados e pensão por morte, terá que marcar hora. Contudo, esses e mais 88 serviços do INSS continuam à disposição do usuário através da internet, sem necessidade de ir até a agência e de esperar.
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Em casos especiais, em que o segurado não disponha de acesso à internet ou telefone para efetuar agendamento ou esclarecer dúvidas, a partir de abril, será permitido ir até uma agência sem agendamento. Ainda não se sabe quais unidades do INSS prestarão este tipo de atendimento, pois só serão determinadas após o dia 30 de março.
Desde 2020, em decorrência da Covid-19, para evitar aglomerações, o atendimento presencial nas agências do INSS estava limitado somente a serviços que não podiam ser realizados de maneira remota, como a realização de perícias médicas, reabilitação profissional, justificação administrativa e avaliação social.
Como agendar atendimento presencial no INSS?
Quem desejar agendar um atendimento presencial em uma agência do INSS, deve acessar um dos meios abaixo abaixo:
- Site Meu INSS;
- Telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Aplicativo para smartphones Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Sobre as plataformas digitais
Através do site ou aplicativo Meu INSS, o segurado poderá efetuar a solicitação de diferentes serviços e benefícios, como benefício assistencial e pensão por morte, pedido e acompanhamento de aposentadorias, auxílio doença, salário maternidade, certidão de tempo de contribuição, recurso de benefício e consulta à revisão do benefício.
Pelo Meu INSS também é possível enviar a documentação escaneada, digitalizada ou fotografada pelo celular. A solicitação gerará um número de protocolo de requerimento e através dele o cidadão poderá acompanhar o andamento do pedido.
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Imagem: Joa Souza / shutterstock.com