Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: veja como sair do status de análise do benefício

Instituto tem até 30 dias para apresentar uma proposta.

Para quem está prestes a se aposentar, o processo de análise dos pedidos de benefícios feitos ao INSS causa muita ansiedade. Em muitos casos, a demora para sair o resultado tem até mesmo ido parar na justiça. Contudo, se você está com algum pedido que depende de aprovação atualmente, pode existir uma forma de acelerar esse processo. Quer saber mais? Confira a seguir!

É provável que você também goste:

Atenção: INSS libera desconto no IPTU para beneficiários; saiba como conseguir

Conheça 12 revisões do INSS e aumente sua renda na aposentadoria

INSS: veja como sair do status de análise do benefício

Então, como explicamos, cada vez mais pessoas reclamam sobre a demora da análise do pedido de aposentadoria do INSS. Na pandemia, o problema só se agravou com o fechamento de várias agências por alguns períodos e a redução dos atendimentos presenciais. Com isso, os cidadãos passaram a reclamar ainda mais da demora na análise dos pedidos feitos ao INSS.

Em alguns casos, os pedidos ficam longos meses em espera e, apesar de existir um limite de tempo para isso, a reclamação geral é de que o INSS tem descumprido a lei. Por conta disso, muita gente fica preocupada e até mesmo sem nenhuma renda, até que a aposentadoria ou benefício seja liberado. Mas, se você está em pedido de análise, saiba que o INSS tem um prazo a cumprir.

Basicamente, é dado ao instituto 30 dias para apresentar uma proposta. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso o INSS não consiga atender ao pedido. Porém, nesses casos, ele precisa justificar o motivo da demora. Por fim, outro prazo definido por lei é de até 45 dias após a apresentação para liberar o primeiro pagamento. Ou seja, em caso de demora, procure a Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135. Se nem assim o INSS analisar o pedido, a próxima saída é reunir os documentos do pedido e procurar a Justiça.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com