Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: confira como consultar a taxa de juros do seu empréstimo consignado

Para assegurar que está fazendo uma boa escolha, o beneficiário do INSS pode consultar as taxas de juros do empréstimo consignado. Confira!

No último dia 04, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) juntamente com o Ministério da Previdência Social publicou a resolução que altera a taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, a medida também altera as operações de cartão de crédito e cartão consignado de benefício.

Dessa forma, o novo teto de juros passou de 1,76% e 2,61% para 1,72% e 2,55% ao mês, respectivamente. Vale destacar que esses limites se aplicam igualmente ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).  Assim, antes de contrair um empréstimo consignado, torna-se importante que aposentados, pensionistas e beneficiários desses auxílios verifiquem as taxas que são cobradas pelas instituições financeiras.

Consulta às taxas de juros do consignado do INSS

Portanto, é importante lembrar que tais taxas são máximas, ou seja, o banco pode oferecer juros menores, mas nunca maiores.  Assim, para assegurar que você está fazendo uma boa escolha, você pode acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, onde será possível verificar as taxas praticadas por cada banco.

Veja também:

Confira como criar uma conta no Gov.br para utilizar a declaração pré-preenchida

E, assim, escolher a taxa de juros que melhor se adapta ao seu orçamento, tudo isso sem a necessidade de login e senha. Além disso, vale ressaltar que é possível comprometer até 45% do seu benefício com crédito consignado, sendo este valor dividido da seguinte maneira: 

  • 35% para empréstimo pessoal;
  • 5% para cartão de crédito consignado; e 
  • 5% para cartão consignado de benefício.
celular com app do INSS aberto em cima de notas de R$ 100 e R$ 50
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Como desbloquear o benefício do INSS para empréstimo consignado

Enfim, é importante destacar que, antes de contratar o empréstimo consignado, é preciso que o beneficiário desbloqueie seu benefício do INSS para que a instituição financeira desconte as parcelas do pagamento do crédito. Confira como realizar o desbloqueio:

  • Entrar no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Novo Pedido”;
  • Digitar “Desbloquear”;
  • Na lista, clicar no nome do serviço;
  • Ler o texto que aparece na tela;
  • Por fim, avançar seguindo as instruções apresentadas.

Imagem: rafapress/shutterstock.com