Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS convoca mais de 4 milhões de pessoas para a prova de vida! Quem não fizer perde o benefício

O INSS convoca mais de 4 milhões de beneficiários para a prova de vida, indispensável para manter o recebimento do benefício.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu uma nova convocatória para mais de 4,3 milhões de beneficiários realizarem a prova de vida obrigatória. Esse procedimento é essencial para garantir que os segurados e pensionistas continuem elegíveis para receber seus benefícios. Assim, a prova de vida é uma medida importante para evitar fraudes e garantir que os benefícios sejam pagos corretamente.

Os beneficiários devem ficar atentos às datas e locais indicados pelo INSS para realizar a prova de vida, que geralmente é feita em bancos, caixas eletrônicos ou pela internet, de acordo com as orientações do órgão. É fundamental que os beneficiários cumpram essa exigência dentro do prazo estabelecido para não correrem o risco de terem seus benefícios suspensos.

O que é a prova de vida do INSS?

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A prova de vida é um procedimento anual exigido pelo INSS que garante a continuidade do recebimento de pensões e aposentadorias. Dessa forma, sua efetuação é essencial para todos os beneficiários, sendo acionada por meio de uma notificação enviada diretamente pelo aplicativo Meu INSS.

Então, o processo de prova de vida pode ser efetuado por diversas maneiras para melhor comodidade do beneficiário. Inicialmente, a realização se dava pessoalmente em qualquer agência da Previdência Social ou instituição bancária.

Com o avanço digital, é possível fazer a prova de vida do INSS por reconhecimento biométrico, também usado em empréstimos consignados e atualização do CadÚnico. Desde 2023, o INSS assumiu a responsabilidade pela prova de vida, usando cruzamento de dados para validação.

Quais as consequências de não realizar a prova de vida?

A não efetuação da prova de vida nos 60 dias subsequentes à notificação resulta em suspensão do pagamento. Então, para evitar prejuízos, é essencial que o beneficiário se atente a todas as comunicações do INSS e de seu banco.

Veja também:

Apps de delivery batem o pé e não aceitam pagar R$ 25 por hora trabalhada

Realizar a prova de vida é uma garantia de manutenção dos benefícios ao qual tem direito. Assim, os procedimentos e instruções detalhadas para a efetuação da prova de vida estão disponíveis no site e aplicativo do Meu INSS. Para demais informações e notícias sobre pagamentos do INSS clique neste site https://www.inss.gov.br/.

Imagem: rafapress / shutterstock.com