INSS corta pela metade pensões de milhares de pessoas

As pensões de órfãos e viúvas da Covid-19 passam a receber 50% do benefício.

0

INSS corta pela metade pensões de milhares de pessoas. Infelizmente desde que a pandemia no Brasil começou, já foram 150 mil pessoas mortas no país. Com isso, afeta milhares de famílias que precisam sobreviver. Além disso, a situação se agravou devido as medidas da Reforma da Previdência, pois reduziu o valor pago por pensões. Após a reforma, a pensão ficou determinada em 50% do valor do benefício para dependentes que o falecido teria direito caso fosse se aposentar.

É provável que você também goste:

Confira todas as empresas que você pode renegociar as dívidas com até 90% de desconto no Serasa.

STF dá nova chance para quem teve INSS cancelado, negado ou cessado.

Tudo indica que o Banco Inter vai chegar a 9 milhões de clientes até o fim de 2020.

INSS corta pela metade pensões de milhares de pessoas

Sendo assim, o grupo que mais se atingiu é justamente o que sofre com a pandemia. Isso porque 72,9% das pessoas que morreram, segundo dados do Ministério da Saúde, são pessoas acima de 60 anos.

Ou seja, além de perder o cônjuge, a viúva ou dependente sofre por duas vezes, pois não terá mais o seu companheiro e ainda recebe a pensão pela metade.

Isso com certeza se agrava porque são pessoas que não têm condições de manter o que recebiam antes.

Outra questão ainda é o fato de que muitas famílias aguardam muito tempo para receber o valor. Elas dependem do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) analisar a concessão e apenas depois disso o pedido de pensão por morte é atendido.

Quais foram as mudanças na Reforma da Previdência?

Com a Reforma da Previdência, o valor da pensão caiu pela metade (50%) do que o aposentado iria receber caso se aposentasse. Além disso, a viúva tem direito a mais 10% por dependente.

Por fim, a situação ainda se agrava mais quando o cônjuge falecer e não for aposentado. No final de agosto, por exemplo, 26,4% dos óbitos por Covid-19 tinham entre 20 e 59 anos.

É provável que você também goste:

No Dia das Crianças, Itaú Unibanco oferece cartão de crédito adicional para adolescentes.

Nubank alcança a incrível marca de 30 milhões de clientes e lança dicionário virtual.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Divina Epiphania/Shutterstock.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais