Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS emite nota sobre suspensão do benefício até o fim do ano

Entenda as mudanças na prova de vida do INSS em 2024 e evite suspensões de benefícios. Saiba mais detalhes aqui

A prova de vida é um procedimento obrigatório para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, em 2024, novas medidas foram adotadas em relação às suspensões de benefícios. Dessa forma, esse procedimento visa garantir a autenticidade dos beneficiários do INSS, evitando fraudes e garantindo o correto pagamento dos benefícios previdenciários.

À vista disso, em 2024, o INSS emitiu uma nota informando sobre as suspensões de benefícios para aqueles que não realizaram a prova de vida no prazo estabelecido. Assim, o INSS prorrogou o prazo para realização da prova de vida até o final do ano, permitindo que os beneficiários regularizem sua situação. Veja mais detalhes!

Prova de vida do INSS

Portanto, o INSS tem comunicado ativamente os beneficiários sobre a importância da prova de vida e as consequências da não realização do procedimento dentro do prazo estipulado. Assim, o INSS realiza a prova de vida automaticamente por meio do cruzamento dos dados do beneficiário relacionados a:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS;
  • Biometria em agências bancárias;
  • Contratação de empréstimo consignado com biometria;
  • Perícia médica, presencial ou remota;
  • Cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança;
  • Emissão de documentos, como passaporte, carteira de motorista e carteira de trabalho;
  • Votação nas eleições;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • Entre outros.

Contudo, se não for possível fazer a comprovação por meio do cruzamento dos dados, o INSS convoca o beneficiário para realizar o procedimento de uma outra forma. Dessa forma, o prazo para responder à convocação segue até o final de 2024.

Uma mulher idosa segurando um celular com ar de surpresa
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Regularização da Situação

Em contrapartida, aqueles que tiveram seus benefícios suspensos devido à falta de prova de vida têm a oportunidade de regularizar sua situação realizando o procedimento dentro do prazo estendido. Assim, a prova de vida do INSS em 2024 traz novas medidas e prazos para os beneficiários, visando garantir a regularidade dos pagamentos previdenciários.

Veja também:

Nome sujo cancela o pagamento do Bolsa Família? Confira

Enfim, todos os beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida anualmente, incluindo aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, entre outros. De modo que o não cumprimento dessa obrigação pode resultar na suspensão do benefício.

Imagem: fizkes / shutterstock.com