Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS está sem dinheiro para pagar as aposentadorias?

Em vídeo que viralizou nas redes, reportagem diz que o INSS está sem dinheiro e aposentados se preocupam. Seria verdade a notícia?

Nos últimos dias, apareceu em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok, um trecho de um vídeo da CNN Brasil, onde o apresentador fala que o INSS está sem dinheiro e que poderia não pagar todas as aposentadorias. Acompanhando a publicação, há referência ao Governo Lula (PT), com a frase “Faz o L, é o que se diz?”

Acontece que, mesmo sendo um vídeo verdadeiro, ele data do dia 7 de dezembro de 2022, ou seja, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em resumo, não há relação na notícia com o atual cenário do INSS no pagamento das aposentadorias.

Mas afinal, o INSS está sem dinheiro atualmente?

O problema apresentado no vídeo, segundo o próprio Instituto Nacional de Seguro Social, é que houve a aprovação pela Câmara, no dia 15 de dezembro, de um crédito extraordinário no valor de R$ 7,5 bilhões. Porém, a questão foi resolvida ainda no governo anterior e os compromissos previdenciários permanecem quitados em sua totalidade.

Na época, o Tribunal de Contas da União informou que a situação não era típica, e foi causada devido à situação fiscal do país durante a pandemia da Covid-19. A falta de recursos aconteceu devido ao fim do represamento de benefícios que aguardam análise há meses.

Situação dos pagamentos do INSS em 2023

De acordo com os dados apresentados no início do Governo Lula, em janeiro de 2023, o INSS tinha mais de 1 milhão de pessoas aguardando na fila para a liberação de aposentadorias. Por isso, a média do tempo de espera era de cerca de 85 dias.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), existem cerca de 5 milhões de segurados que ainda esperam algum tipo de atendimento do instituto. Por isso, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, declarou que o governo irá iniciar em breve um mutirão de perícias e que pretende zerar a fila até o final do ano.

Entretanto, em nenhum momento, foi abordada qualquer situação que indique que o INSS está sem dinheiro ou que as aposentadorias não serão pagas. Por isso, a informação veiculada nas redes sociais se trata de uma fake news.

Foto: rafastockbr/shutterstock