Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS fará perícias online em experiência piloto; entenda como irá funcionar

No dia 13 de janeiro de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que estabelece a prática de teleavaliação em perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em modo de experiência-piloto.

A experiência-piloto ainda não tem previsão de início, mas terá duração de 90 dias e será feita em parceria com as prefeituras que têm Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS.

É provável que você também goste:

14º salário do INSS: quais são as datas previstas para o pagamento?

Caixa: aprenda a consultar o extrato do INSS pelo aplicativo do banco

INSS: aposentados terão reajuste de 10,16% e teto sobe

José Carlos Oliveira, presidente do INSS, afirma que, atualmente, mais de 50% dos pagamentos do INSS são destinados ao benefício por incapacidade. 

O Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, avalia que a teleavaliação também vai contribuir para equilibrar a perda de dez mil servidores do INSS nos últimos três anos, que se aposentaram e não foram substituídos.

A Perícia online do INSS estará disponível para todo o Brasil?

Como é uma experiência-piloto, a Perícia Médica com Uso de Teleavaliação (PMUT) será feita, a princípio, em apenas dez cidades, sendo elas: 

  1. Brotas de Macaúbas (BA);
  2. Corrente (PI);
  3. Francisco Morato (SP);
  4. Ji Paraná (RO);
  5. Lábrea (AM);
  6. Minas Novas (MG);
  7. Olho D’Água das Flores (AL); 
  8. Pedro Gomes (MS);
  9. Santo Augusto (RS);
  10. Vassouras (RJ).

Perícias de revisão do INSS temporariamente suspensas

O programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade dos segurados do INSS, que tem o intuito de reavaliar aqueles que recebem auxílio-doença há mais de seis meses, intitulado Operação Pente-Fino, foi suspenso no dia 13 de janeiro de 2022.

Conforme publicado no Diário Oficial da União, a suspensão acontece em meio ao aumento dos casos de Covid-19 no Brasil e tem o objetivo de resguardar os envolvidos.

A Operação Pente-Fino teve início em 2019, mas ficou suspensa durante a pandemia do novo coronavírus e foi retomada em meados de 2021. Contudo, em novembro foram convocados 95 mil beneficiários que recebiam o auxílio-doença para que fossem reavaliados pelo INSS.

O objetivo do programa é a reavaliação dos segurados que estão ao menos seis meses sem realizar perícia médica e não têm data definida para o fim do benefício.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com