Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: fila para análise de pedidos negados surpreende

Ainda que o governo federal tenha adotado medidas para a redução da fila do INSS, ela continua surpreendente. Confira!

Entre agosto e setembro, saíram da fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 41.871 processos, reduzindo o estoque de requerimentos para 1,36 milhão. No entanto, a lista de recursos em que o trabalhador entra após ter o benefício negado e recorrer administrativamente da decisão segue crescendo.

De acordo com o INSS, 1,65 milhão de trabalhadores estão nessa fila. Isso representa um aumento de mais de 650 mil recursos desde maio deste ano. Assim sendo, esses processos são referentes a solicitações de aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte. Veja mais detalhes!

Fila do INSS

Em síntese, quando o segurado entra com um pedido no INSS, ele é incluído na fila inicial. Assim, se o pedido for recusado, é possível fazer uma solicitação para que a decisão seja revisada. Se ainda assim a negativa for mantida, o segurado pode entrar com um recurso junto ao Conselho da Previdência.

Dessa forma, foi essa segunda fila que registrou aumento em 2023, embora o governo tenha prometido agilizar a análise das solicitações dos benefícios. Então, ao somar a fila de pedidos iniciais e a de recursos, há um montante de 3,28 milhões de pessoas aguardando uma resposta da Previdência Social.

No entanto, se forem somados todos os processos abertos no INSS, como atualização de cadastro, demandas judiciais e ajuste de guia, a fila passa para cerca de 7 milhões de segurados.

A imagem mostra pessoas em fila e ao lado o símbolo da previdência social.
Imagem: Vietnam Stock Images / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O que diz o INSS

Ao ser procurado, o INSS informou que tem, juntamente com o Ministério da Previdência Social, adotado medidas para que haja a redução da fila de requerimentos. Exemplo disso é a troca de perícia médica presencial por análise documental (Atestmed).

Veja também:

Nubank envia comunicado urgente para os clientes; confira agora

Ademais há a realização de mutirões, busca ativa por segurados que estão aguardando perícia médica e possibilidade dos segurados entregarem os documentos médicos sem precisar de agendamento. Por fim, clique aqui e confira como utilizar o Atestmed.

Imagem: Vietnam Stock Images / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital