Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS nomeia 276 novos servidores em publicação no Diário Oficial

O INSS nomeou 276 novos servidores para fortalecer o atendimento e melhorar os serviços oferecidos aos segurados. Saiba mais!

Nesta terça-feira (02), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a nomeação de 276 novos servidores no Diário Oficial da União. Dessa forma, eles ocuparão o cargo de técnico do seguro social, a fim de recuperar sua capacidade operacional, tendo em vista a crescente demanda por seus serviços.

Logo, saiba mais informações sobre o impacto desta iniciativa no atendimento aos segurados e na melhoria dos serviços prestados pela instituição. Continue a leitura!

INSS nomeia novos servidores nesta terça-feira (02)

Fachada da Previdência Social do INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Os profissionais recém-nomeados, que já passaram por um curso de formação, encontram-se agora diante da etapa final para integrar de fato o corpo de funcionários do INSS. Eles têm o prazo de até 30 dias para apresentar uma série de documentos pessoais e acadêmicos na gerência-executiva que escolheram durante o processo de inscrição.

Assim, trata-se de um procedimento crucial para a conclusão do seu ingresso no serviço público. Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a instituição já chegou a contar com 42 mil servidores em seus quadros. No entanto, esse número sofreu uma drástica redução ao longo dos anos, culminando na atual equipe de pouco mais de 19 mil colaboradores, incluindo os recém-nomeados.

A notória escassez de funcionários tem reflexos diretos na operacionalidade do INSS, impactando a análise e a aprovação de requerimentos. Desta forma, a integração dos novos técnicos é uma medida urgente para mitigar o déficit de pessoal e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos.

Quais etapas os nomeados devem seguir agora?

Para os técnicos que estão se juntando à equipe do INSS, o próximo passo envolve a organização e a apresentação de uma série de documentos. Dentre eles, destacam-se identificação pessoal, certificados de formação e diplomas exigidos para o cargo.

Além disso, será necessário passar por uma perícia médica, ocasião na qual deve-se apresentar exames e laudos médicos especificados no edital da seleção em que foram aprovados.

Veja também:

BPC: beneficiários receberão 13º do INSS em 2024? Confira

Por fim, vale destacar que o concurso que culminou na nomeação dos 276 técnicos teve uma concorrência acirrada, com a participação de 1.023.494 candidatos. No total, houve a aprovação de 3.144 participantes, dos quais 1.285 já tiveram suas convocações para assumir posições no quadro de servidores do INSS.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com