Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS terá mudança para atender pedido de aposentadoria mais rápido

Pedido de aposentadoria será mais rápido. Isso porque o INSS anunciou mais uma mudança com o objetivo de tornar mais rápido o atendimento aos trabalhadores que solicitam benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, entre outros.

INSS anuncia mudança para atender pedido de aposentadoria mais rápido

Foi lançado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, a criação de centrais de análise de processos, que terão a função de fazer a análise do pedido de benefícios. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (17).

Leia também:

Quando vale a pena trocar o INSS pela Previdência Privada?

Segurado do INSS não precisa ter conta em banco para receber o pagamento.

Com isso, as agência do INSS serão responsáveis por atender apenas as pessoas que não possuem acesso à internet e também pelo recebimento de documentos dos trabalhadores. O órgão, no entanto, não soube informar qual será o impacto da redução do tempo para a concessão de benefícios.

O INSS, este ano, começou a oferecer uma série de serviços pela internet e por telefone. Tudo para tentar agilizar o atendimento nas agências e reduzir o tempo de espera.

Por isso, desde maio, a solicitação de aposentadoria por idade ou tempo de contribuição e de salário-maternidade pode ser feito pelo Meu INSS (site e aplicativo de celular) e pelo telefone 135. Desde julho, a consulta ao extrato do INSS só pode ser realizada pela internet ou com agendamento prévio.

Iminente redução no quadro de pessoal exigiu mudanças

Segundo o INSS, um grupo de cerca de mil servidores que atuam nas agências deve ser realocado para atuar de forma exclusiva nessas centrais de análise.

O INSS possui, atualmente, 33.500 servidores. Sendo que 5.174 atuam diretamente na análise e concessão de benefícios. Entretanto, 34% desses trabalhadores já possuem condições de se aposentar. Mas isso deverá acontecer em 2019, pois será o momento em que será incorporada ao salário uma gratificação por desempenho. Por isso, devido à redução iminente do quadro de pessoal, o INSS tomou a decisão de fazer mudanças.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará todas as atualizações sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Fonte: Uol.