Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A partir desta terça-feira (1º), INSS retoma prazo de prova de vida

Estima-se que 11,8 milhões de brasileiros devem realizar a prova de vida entre junho e dezembro de 2021. 

0

A partir desta terça-feira (1º), o INSS vai retomar a exigência do prazo de prova de vida. Dessa forma, os beneficiários que não efetuarem o procedimento podem ter seus pagamentos suspensos. A obrigatoriedade do recadastramento havia sido suspensa em março de 2020, por conta das medidas restritivas da pandemia. 

É provável que você goste também:

Banrisul vai pagar R$ 99 milhões em Juros Sobre o Capital Próprio

Relatos de usuários indicam problemas com PagSeguro

INSS alerta sobre possíveis golpes virtuais relacionados à prova de vida

A partir desta terça-feira (1º), INSS retoma prazo de prova de vida

De acordo com o INSS, quem tinha que renovar seu benefício a partir de abril de 2020, e não fez o procedimento, deve estar atento ao prazo de prova de vida. A data está estabelecida no calendário. 

O primeiro prazo a vencer em junho é para quem não fez a renovação da prova de vida entre os meses de março e abril do ano passado. Estima-se que 11,8 milhões de brasileiros devem realizar, obrigatoriamente, a prova de vida entre junho e dezembro de 2021. 

Antes dessa retomada no prazo de prova de vida, cerca de 24 milhões de segurados já tinham feito o procedimento. Dessa forma, eles não precisam fazer novamente a comprovação. 

Desse total, cerca de 10,5 milhões recadastraram suas senhas no primeiro quadrimestre de 2021. Já outros 13,5 milhões efetuaram o procedimento em 2020. Vale frisar que o recadastramento pode ocorrer a qualquer momento. 

Como fazer a prova de vida do INSS?

Para uma parte dos beneficiários, o INSS possibilita que eles realizem a prova de vida em casa; ou seja, com a visita de um funcionário do órgão. Possuem esse direito os idosos maiores de 80 anos ou pessoas a partir de 60 anos com dificuldade de locomoção. 

Nesses casos, é necessário comprovar essa condição de saúde por meio de um documento médico. Já o atendimento precisa ser agendado pelo Meu INSS (disponível para Android | iOS | Web) ou pelo telefone 135.

O INSS possibilita também a prova de vida digital, por meio de reconhecimento facial – biometria. Entretanto, essa opção é liberada para apenas 5 milhões de aposentados e pensionistas que participam do projeto, ainda em fase de teste.

Por fim, a maior parte dos beneficiários deve fazer a prova de vida pelos meios tradicionais; ou seja, nos guichês de atendimento e caixas eletrônicos dos bancos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...