Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Instituições onde vazaram os dados do Pix devem ser punidas

O Banco Central (BC) deve criar punições para as instituições que tiveram ou venham a ter dados do Pix vazados. Desde que ocorreu o lançamento do sistema, 3 instituições já tiveram dados vazados. Segundo o BC, em 3 de fevereiro, vazaram dados cadastrais de 2.112 chaves Pix da LogBank. Já em dezembro, haviam vazado dados de 160.147 chaves de Acesso Pagamentos. Além disso, em agosto de 2021, foram vazadas 414.526 chaves do Banco do Estado de Sergipe, o Banese.

É provável que você também goste:

PIX COM CASHBACK: Banqi está dando R$ 10 para fazer Pix

Nubank livra cliente de golpe do “robô do Pix”

PicPay passa a oferecer Pix com cartão de crédito

Instituições onde vazaram os dados do Pix devem ser punidas

Em suma, o BC afirma que, nos incidentes ocorridos, as instituições não adicionaram todas as medidas de segurança previstas no Regulamento do Pix, por isso ocorreram as vulnerabilidades exploradas por terceiros não autorizados.

Entre as punições previstas na Lei 13.506, de 13 de novembro de 2017, estão a aplicação multas e inabilitação do administrador para exercer a função. Além disso, as instituições podem receber multa por descumprir os dispositivos do Regulamento do Pix, segundo a Resolução BCB nº 177, de 22 de dezembro de 2021.

Em nota, o Banco Central afirma que:

“O Banco Central apura detalhadamente cada caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas nas normas vigentes. Vale ressaltar que não foi explorada nenhuma vulnerabilidade em qualquer sistema do BC. Em todos os casos, quem acessou o DICT foi o próprio participante. O desconhecido não autorizado jamais teve acesso direto aos sistemas do BC”.

Por fim, o Banco Central disse que esse tipo de incidente tem baixo impacto potencial para os usuários. É dito isso, pois as informações não são sensíveis ou sigilosas e parte delas são expressas ao se fazer uma TED ou DOC. “As informações são de natureza cadastral, não permitindo a movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras” cita a nota.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com