Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais os investimentos que não têm desconto de Imposto de Renda?

A isenção da cobrança do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF) em títulos incetivados são um dos atributos mais procurados por quem deseja aplicar o seu dinheiro. Entretanto, há outros papéis em renda fixa que também ofertam excelentes oportunidades de rentabilidade, e sem dúvida, devem entrar no radar dos investidores. Saiba mais a seguir.

Inter dá dicas de investimentos indicados para o seu perfil

Quais os investimentos que não têm desconto de Imposto de Renda?

Em suma, a apresentação dessa questão ocorreu durante o painel “Adicionando alfa à carteira: ampliando o horizonte em títulos de crédito privado”. O mesmo faz parte da programação da Semana de Renda Fixa promovida pela XP há algumas semanas. No encontro, Marcos Rodrigues, sócio e head de produtos de renda fixa da XP, disse que na hora de escolher um investimento em renda fixa, o investidor não deve considerar apenas a carga tributária da aplicação, mas também observar a sua liquidez e o perfil de risco. 

De acordo com Carlos Alcântara, superintendente de produtos da B3, “Às vezes escutamos que os títulos que pagam impostos são piores. Mas a mensagem é não haver uma regra que diga que todo título incentivado é melhor do que os demais. Sempre é necessário realizar a conta e comparar a rentabilidade após o pagamento do imposto”.

Segundo Alcântara, os produtos em renda fixa se assemelham, sendo uma das principais diferenças entre eles a cobrança, ou não, de imposto de renda. O especialista dá como exemplo, os Certificados de Depósito Bancário (CDB), cujo IR é cobrado, e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), que são isentos de imposto para pessoa física.

Ao considerar os riscos, os 3 títulos têm a garantia FGV, além de permitirem o resgate antecipado. Dentre eles, o que difere é a incidência do imposto. Por essa razão, é importante sempre comparar o rendimento líquido do CDB com o da LCA e da LCI antes de se decidir.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: jijomathaidesigners/shutterstock.com