Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são os riscos de investir em empréstimo Peer to peer?

Os empréstimos coletivos (ou Peer to Peer) nasceram no Reino Unido, em 2005, e tiveram seu boom com a crise de 2008. Basicamente, trata-se de uma modalidade diferenciada de crédito, na qual você pode atuar como investidor (emprestando o seu dinheiro) ou financiando, à taxas muito menores que demais bancos e financeiras. Existem plataformas especializadas neste tipo de transação, a exemplo da Biva online, Nexoos P2P Lending, TuTu Digital, e muito mais. Elas atuam, basicamente, como mediadoras do processo. Entretanto, ao participar desta modalidade de empréstimo, quais riscos você estará correndo? Conheça-os logo a seguir!

Leia também:

O empréstimo sem consulta ao SPC/SERASA do Banco Inter tem taxa de juros de 1,50%

Como solicitar empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa na Caixa com o FGTS?

Quais são os riscos de investir em empréstimo Peer to peer?

Riscos para os investidores

Caso esteja pensando em investir suas economias nesta modalidade de crédito, esteja disposto a correr riscos. Assim como seu dinheiro pode multiplicar no Peer to Peer, é preciso estar preparado para possíveis prejuízos. Ademais, quando se aposta dinheiro em empresas, tanto elas podem tanto crescer, quanto também falir. Portanto, perder muito dinheiro é um risco que você estará correndo!

E somado a isso, existe a possibilidade de inadimplência das empresas, que é um fato que não pode ser descartado, pois o risco existe. No entanto, é um risco calculado, pois todas as empresas passam por uma análise bem criteriosa pela maioria das empresas que lidam com este tipo de investimento, como a Nexoos.

Outro ponto importante é considerar a instituição mediadora do processo. Existe muito marketing, e muitas vezes, de empresas desonestas e que irão apenas sugar seu dinheiro. Portanto, busque conhecer também a credibilidade da plataforma escolhida para investir.

Esta é a melhor opção de investimento?

Não podemos negar que existem diferentes perfis de investidores! Enquanto alguns preferem guardar o dinheiro na poupança, outros são mais ousados e investem em modalidades financeiras totalmente inovadoras. Se você se familiariza mais com a segunda opção, talvez esta seja uma boa opção de diversificar ao investir em empréstimo Peer to peer. Entretanto, saiba que é preciso estar por dentro do assunto, e também ligado em toda a dinâmica do mercado, para saber o momento certo de investir ou de resgatar os seus rendimentos!

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.