Tempo estimado de leitura: 3 minutos
IPCA registra queda de 0,29%: terceira deflação consecutiva
A deflação registrada do mês de setembro foi a menor quando comparada com os meses anteriores. Entenda mais!
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou nova queda no mês de setembro, o que significa a terceira deflação consecutiva no país. Com resultado de – 0,29%, a inflação chega a 7,17% no acumulado de 12 meses. A diminuição foi, novamente, puxada pela redução nos preços dos combustíveis.
O Brasil não registrava três meses com inflação negativa desde 1988, segundo o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov. As informações são divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Preço dos combustíveis X Inflação
Nos últimos três meses, o que mais contribuiu para a queda inflacionária foi o preço dos combustíveis. Desde o final de junho, os valores registraram reduções significativas graças a uma combinação de fatores externos e internos.
O Governo Federal adotou medidas como a desoneração de impostos federais e a limitação da taxa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis, o que fez com que os preços baixassem.
Além disso, o preço do barril do petróleo no mercado externo, que influencia a composição dos preços em território nacional, oscilou bastante. Por isso, nos últimos meses, a Petrobras anunciou reajustes nos valores dos combustíveis.
Nesse sentido, o item incide de forma expressiva sobre o resultado final do índice oficial da inflação no país, que vem apresentando resultados negativos em julho, agosto e setembro.
Inflação negativa dos combustíveis
Confira os índices dos combustíveis no mês de setembro.
- Etanol: -12,43%;
- Gasolina: – 8,83%;
- Óleo diesel: -4,57%;
- Gás veicular: -0,23%;
Deflação menor em setembro
Apesar do resultado negativo referente ao mês de setembro, a deflação registrada é a menor quando comparada com os meses anteriores. Veja.
- Julho: – 0,68%;
- Agosto: – 0,36%;
- Setembro: – 0,29%.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Além disso, mesmo com as recentes diminuições, a taxa inflacionária segue acima da meta estabelecida pelo governo. Neste ano, no acumulado de nove meses, a inflação é de 4,09%, contra 3,5% da meta.
Os grupos que, junto aos combustíveis, contribuíram para o resultado negativo do IPCA no mês de setembro foram Comunicação (- 2,08%) e Alimentação e Bebidas (- 0,51%).
A prévia da inflação, calculada pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15) indicava queda de 0,37%.
IPCA
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo é considerado o indicador oficial da inflação do país. O seu cálculo é feito pelo IBGE desde 1980 e considera as famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos que residem em áreas urbanas do país. Os dados são divulgados mensalmente pelo instituto.
Imagem: SergeiShimanovich / shutterstock.com
