Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPVA: é possível pagar o imposto com cartão de crédito? Veja

Você sabia que o IPVA pode ser pago com cartão de crédito? Esse novo recurso surgiu para incentivar o pagamento do imposto, facilitando as condições para quitar as dívidas. 

Pagar o imposto com cartão de crédito é possível, podendo inclusive parcelar o valor total. Contudo, essa ação contará com taxas de cartão de crédito e parcelamento que mudam conforme a plataforma na qual o pagamento será realizado.

É provável que você também goste:

RJ: O que fazer se você esqueceu ou perdeu o prazo para pagar o IPVA?

Donos de veículos furtados podem acessar a restituição do IPVA

ConectCar: como parcelar o IPVA pelo aplicativo

O que é o IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) foi criado pelo Governo Federal e dos Estados. Esse imposto é cobrado para pessoas que são proprietárias de veículos, seja de passeio, carga, transporte e muito mais. 

O valor é calculado baseado na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), porém cada estado estabelece a alíquota que concerne sobre os veículos. Então, o imposto é cobrado normalmente no começo do ano e, somente após o pagamento, é emitido o licenciamento do veículo referido ao ano.

Existe a possibilidade de pagar o IPVA com cartão de crédito?

Por muitos anos, o pagamento do IPVA era realizado exclusivamente por boletos bancários, sendo ainda o modo mais utilizado pelas pessoas. O valor total do imposto pode ser parcelado de três a cinco vezes, dependendo da região. 

Atualmente, carteiras digitais aceitam pagamentos de boletos bancários no cartão de crédito, por isso é possível parcelar o IPVA. Para acompanhar essa tendência, algumas carteiras digitais são especializadas no pagamento de impostos. A Zapay, por exemplo, tem parceria com o Detran em alguns estados.

Como pagar o IPVA com cartão de crédito?

Para pagar o IPVA com cartão de crédito é necessário ter cadastro em uma carteira digital que realize o pagamento do boleto de imposto no cartão. O cadastro em plataformas como essa geralmente são gratuitos e a forma de pagar pela transação é mediante as taxas cobradas pelo pagamento. 

Agora, é preciso emitir o boleto de pagamento do imposto no site do Detran do estado no qual o carro foi adquirido. Conforme o estado, o boleto poderá ser emitido pelos portais do banco que emite a guia. 

  • Após estar com o boleto, digite o código de barras no aplicativo da carteira digital;
  • Em seguida, escolha a forma de pagamento “cartão de crédito”;
  • O cartão de crédito precisa estar válido e com limite suficiente para fazer o pagamento do IPVA;
  • Por fim, insira todas as informações de pagamento e a plataforma mostrará as opções de parcelamento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: FJZEA / Shutterstock.com