Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Israel criou a vacina do coronavírus e ela deve chegar em maio?

Segundo uma notícia que está circulando pela internet, um grupo de cientistas israelenses teriam descoberto a cura para o vírus que está assustando o mundo. De acordo com a informação, uma vacina do coronavírus já foi criada e deve estar disponível para o mundo em 40 dias, ou seja, em maio de 2020. Mas será que essa notícia é verdadeira ou é fake news?

É provável que você também goste:

CUIDADO: Paciente que descumprir quarentena poderá ser preso e multado

Confira nossa cobertura completa sobre os impactos econômicos do Coronavírus.

Infelizmente, com o pavor social que se tomou devido ao coronavírus, muita desinformação tem se espalhado, especialmente por meios como o WhatsApp e Facebook. E não é diferente com essa notícia, pois de fato há informação falsa contida nela. Entretanto, essa notícia não é 100% falsa, pois há informações verdadeiras. Enfim, vamos aos fatos.

Brasil na corrida pela cura do coronavírus

Primeiramente, saiba que de fato há um esforço mundial de muitos cientistas e pesquisadores que trabalham incessantemente em uma possível vacina do coronavírus, bem como em tratamentos para a cura da doença. Inclusive há cientistas brasileiros trabalhando para conter esse vírus e um grupo de mulheres cientistas brasileiras conseguiu sequenciar o genoma do coronavírus.

O que diz a notícia?

Além do Brasil, vários países do mundo estão envolvidos nessa luta, incluindo Israel, que é conhecido por ser um país muito desenvolvido no campo da ciência e da tecnologia. Mas será que o país conseguiu de fato desenvolver a vacina do Coronavírus? Vamos ver o que diz a notícia que circula por aí:

Em uma das manchetes, é dito que “Israel descobre a vacina contra o Coronavírus e estará disponível daqui a 40 dias, aproximadamente!”, na outra manchete com a mesma notícia, diz “URGENTE! ISRAEL descobriu a cura para o CORONAVIRUS”. Já o vídeo diz o seguinte:

“Cientistas israelenses afirmam que uma vacina contra o coronavírus pode estar disponível em maio e ser a primeira a chegar ao mercado. 260 pesquisadores e 80 doutores participam do projeto. Segundos os responsáveis, a vacina – que é oral – fica pronta em 3 semanas e chega ao mercado em 90 dias. A base de estudo usada foi a de uma vacina contra a bronquite infecciosa, causada por outro tipo de coronavírus que afeta as aves. Outros países, como Estados Unidos, Inglaterra e China, também estão desenvolvendo vacinas contra a Covid-19”.

Afinal, podemos nos empolgar com essa notícia?

Israel descobriu a cura ou vacina do coronavírus?

Primeiramente, saiba que não há cura descoberta para o coronavírus. Tampouco já foi anunciada alguma vacina contra o coronavírus. A única coisa que já temos de fato é o desenvolvimento de uma vacina relacionada a outro tipo de coronavírus. Esse outro tipo só atinge aves e provoca bronquite infecciosa.

Os cientistas estão tentando adaptar os métodos para criação da vacina do coronavírus humano, mas infelizmente não há uma vacina pronta. De acordo com um site de Israel, a vacina será testada nos próximos meses. Além disso, existem estudos de outras vacinas, como a dos Estados Unidos, que estão bem mais perto de serem testadas em pacientes humanos. Entretanto, ela ainda deve demorar cerca de 12 meses para ser liberada.

A vacina do Coronavírus deve demorar mais do que 40 dias

Outro erro dessa notícia é afirmar que a vacina estará disponível em apenas 40 dias. Isso é praticamente inviável, levando em conta os tempos para testagem e ajuste do produto. A vacina que está mais avançada deve começar a fase de testes em humanos daqui a 3 meses, se tudo der certo. Mas lembramos que sempre é importante aguardar os testes do cientistas.

Acima de tudo, nesse momento o que você pode fazer é se prevenir para não pegar o vírus. Por isso, fique em casa sempre que possível, tenha os cuidados de higiene necessários, como lavagem de mãos, uso de álcool gel e evite aglomerações.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: SamaraHeisz5 / Shutterstock