Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú libera o pagamento de conta com cartão de crédito?

As contas apertaram? Saiba se é possível pagá-las com cartão de crédito do Itaú e quando vale a pena optar por essa alternativa

Em uma era onde a digitalização do dinheiro torna-se cada vez mais presente no cotidiano, o cartão de crédito assume um papel de destaque no cenário financeiro global. Nesse sentido, tornou-se importante no consumo.

No Brasil, esse método de pagamento não só se consolidou para transações rotineiras, mas também se ampliou para esferas menos convencionais, como o pagamento de contas e boletos.

E se você já se perguntou se é possível pagar suas contas com cartão de crédito, o Itaú oferece uma resposta. A seguir, vamos explicar como realizar a operação.

Itaú libera o pagamento de conta com cartão de crédito?

Duas mãos segurando celular com aplicativo do Itaú na tela.
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

O Itaú liberou a funcionalidade de pagamento de contas através de seu cartão de crédito. Assim, para quem deseja concentrar despesas e prorrogar o pagamento de faturas, essa pode ser uma excelente alternativa.

Ao acessar sua conta corrente ou mesmo o portal do cartão de crédito, o cliente deve simplesmente buscar pela opção “pague contas”. Para quem optar por uma abordagem mais tradicional, ainda é possível realizar essa operação em guichês de agências do banco.

No entanto, vale destacar que essa conveniência não está isenta de encargos. Assim, juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) são aplicados desde o momento do pagamento até a quitação da fatura do cartão. Portanto, é fundamental que o cliente esteja atento ao Custo Efetivo Total (CET) antes de finalizar a transação.

Quando é vantajoso pagar boleto com cartão?

A primeira coisa a considerar ao optar por pagar um boleto com cartão de crédito são os custos associados a essa transação. Assim, a cobrança do IOF e possíveis tarifas do serviço são fatores cruciais para determinar se esta é a melhor alternativa para o consumidor.

Veja também:

Drex: entenda a relação do real digital com títulos públicos

Ou seja, o método apresenta prós e contras que precisam ser avaliados. Isso porque usar o cartão de crédito para quitar um boleto é uma boa opção quando se está sem o montante total no momento do vencimento. Em situações assim, é mais vantajoso optar pelo cartão do que permitir que a conta vença e seja sujeita a juros rotativos.

Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock.com